O ENSINO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS: UMA ANÁLISE DE EFICIÊNCIA CUSTO PARA O ANO DE 2013

Autori

  • Francisco Danilo da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Elvira Helena Oliveira de Medeiros Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • William Gledson e Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Abstract

O objetivo deste artigo foi avaliar a eficiência de custo no ensino fundamental dos municípios de Pernambuco, bem como verificar os determinantes da ineficiência durante o ano de 2013. Para tanto, utilizou-se o modelo de eficiência DEA e análise de
regressão Tobit. Os resultados revelaram que de acordo com o total dos municípios pernambucanos analisados, 92,40% alcançaram um índice de eficiência abaixo de 0,5. Por outro lado, apenas 5,69% dos municípios alcançaram a eficiência plena. Assim, sugeriu-se que os municípios pernambucanos revelaram dificuldades em minimizar os custos do setor educacional. Em relação à equação de ineficiência, constatou-se que
os entes municipais, que eram detentores de uma população mais instruída e com arrecadação própria representativa teriam maior possibilidade de alcançar eficiência.

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Biografie autore

Francisco Danilo da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Economia. Professor da UERN/CAA

Elvira Helena Oliveira de Medeiros, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutoranda em Economia - UFJF.

William Gledson e Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Ciências Sociais. Professor da UERN/CAA.

Pubblicato

2023-09-08

Come citare

da Silva Ferreira, F. D., Oliveira de Medeiros, E. H., & Gledson e Silva, W. (2023). O ENSINO FUNDAMENTAL NOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS: UMA ANÁLISE DE EFICIÊNCIA CUSTO PARA O ANO DE 2013. Revista Análise Econômica E Polí­ticas Públicas - RAEPP, 4(02), 24–41. Recuperato da https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RAEPP/article/view/5335

Fascicolo

Sezione

Artigos