Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB);

  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis;

  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);

  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista;

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas;

Diretrizes para Autores

Observações Gerais:

1) O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores e os editores não se responsabilizam por opiniões ou afirmações neles contidas.

2) Caso seja aceito para publicação, o copyright do artigo é transferido para a Revista Colineares.

3) Não será admitida inclusão de autor após o aceite.

4) Para normas completas sobre as referências, consultar ABNT NBR 6023:2018 – 2ª edição).

5) Artigos apresentados fora dos padrões propostos não serão aceitos. A submissão do artigo para apreciação não implicará em publicação, pois o texto passará por avaliação (em pares), sendo publicados somente os artigos com pareceres favoráveis dos avaliadores. Caso haja parecer(es) favorável(eis), mas com ressalvas, o autor receberá os comentários do(s) avaliador(es) para que possa atender í s solicitações propostas e novamente enviar o texto.

6) Para facilitar o trabalho de formatação, baixe o template do artigo no formato Word e as normas da ABNT indicadas AQUI.

 

Normas para publicação:

1) Formatação geral: Os artigos devem ter no máximo 25 laudas, apresentados em Word (versão 97-2003) em formato de folha A4 (21 cm × 29,7 cm), com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. O texto deverá ser digitado em Arial, fonte 12, com espaçamento simples entre linhas. O iní­cio dos parágrafos deve apresentar adentramento de 1,25 cm. Deixar uma linha em branco depois do tí­tulo de cada seção do artigo e entre o RESUMO e o iní­cio do texto (Para mais informações, ver ABNT NBR 6022:2018).

2) Tí­tulo do artigo: Em cada artigo devem constar dois tí­tulos: um na lí­ngua em for redigido e outro em inglês. Nos artigos redigidos em inglês, o segundo tí­tulo será em português. Os tí­tulos devem ser escritos em caixa alta (letras maiúsculas), fonte Arial, tamanho 12, centralizado, em negrito. Após o primeiro tí­tulo, deixe o espaço de uma linha em branco, para separá-lo do segundo tí­tulo. 

3) Resumo: Após o tí­tulo, deverão ser incluí­dos dois resumos de 100 (cem) até 250 (duzentas e cinquenta) palavras cada um, digitado em espaço 1, fonte Arial 11.O primeiro deverá ser redigido na lí­ngua original do artigo: português ou espanhol (RESUMO / RESUMEN); o segundo em lí­ngua inglesa (ABSTRACT). Se o artigo for escrito em inglês, o outro resumo deverá ser em português. Após cada um dos resumos, deverão constar, no máximo, cinco palavras-chave na lí­ngua em que estiver escrito o resumo (Palavras-chaveKeywords, ou Palabras-llave, em negrito). Conforme a atualização, as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavra-chave, seguida de dois pontos, separadas entre si por ponto e ví­rgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes cientí­ficos. Ex.: Palavras-chave: ensino; texto; linguagem. (Para mais informações, ver ABNT NBR 6028:2021).

4) Tí­tulos de seção: Os tí­tulos das seções e subseções que o texto apresentar devem ser numerados e identificados conforme ABNT NBR 6024:2012 e ABNT NBR 6022:2018.

5) Nota de rodapé: As notas de rodapé devem ser numeradas em arábico, empregando-se fonte Arial, tamanho 10, em espaçamento simples. A nota para o tí­tulo, se houver, será indicada com o uso do asterisco. Não devem ser utilizadas notas para referências bibliográficas, apenas para eventuais explicações (Para mais informações, ver ABNT NBR 10520:2002 e ABNT NBR 6023:2018 – 2ª edição).

6) Ênfases: As ênfases no texto estarão em itálico, quando se tratar de palavra estrangeira ou para citar tí­tulos de obras no corpo do texto. Nos demais casos, usar aspas para destacar palavra ou expressão. Além disso, as aspas devem ser empregadas nas citações, de até três linhas, de trechos de obras. Ex.: Em Vidas Secas está exposta a sina de quem "deve correr o mundo, andar para cima e para baixo, í  toa, como judeu errante" (RAMOS, 1938, p. 19).

7) As ilustrações devem enumeradas, com a identificação na parte superior (tabelas, gráficos, desenhos, quadros, árvores, mapas, esquema, fotografias, entre outros) com qualidade de resolução gráfica necessária para a publicação. O autor deve observar, antes do envio, se a imagem terá resolução adequada quando convertida para PDF. Depois da ilustração, na parte inferior, indicar, se for o caso, a fonte consultada. Exemplo de identificação da imagem: Figura 1 – Esquema da árvore sintática do perí­odo analisado.

8) Citações: Citações com até três linhas permanecem no corpo do texto, destacadas apenas por aspas e sem itálico. Citações de mais de três linhas devem vir sem aspas, sem itálico, destacadas em parágrafo próprio, em espaço 1,0, letra de tamanho 11, apresentando recuo de quatro centí­metros da margem esquerda.

Observação: destaques em citações devem ser feitos em itálico e, após o número de página da referência, deve-se usar a expressão [grifo nosso] entre colchetes. Para mais informações, ver ABNT NBR 10520:2002).

9) Referências no texto: as referências no corpo do texto devem seguir os exemplos abaixo:

a) sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses, quando não houver citação textual. Exemplo: Para Faraco (2003) a polifonia estaria presente...

b) sobrenome do autor, com o ano e a página entre parênteses, nos casos em que houver citação textual. Exemplo: Segundo Rojo (2009, p. 20), "se o fracasso escolar não se anuncia, a tendência do alunado é a de prosseguir nos estudos".

c) sobrenome do autor em MAIÚSCULA, seguido do ano de publicação, quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses. Exemplo: Desenvolve-se a concepção de conteúdo e forma são indissociáveis (MEDVEDEV, 1928).

d) sobrenome do autor em MAIÚSCULA, seguido do ano de publicação e página, quando o sobrenome do autor estiver entre parênteses nas citações textuais. Exemplo: Observa-se, assim, que não "há conteúdo sem forma, nem forma sem conteúdo" (MEDVEDEV, 1928, p. 222).

e) Quando houver até três autores, todos devem ser indicados. Também quando houver quatro ou mais autores, embora seja permitido indicar apenas o primeiro, seguido da expressão et al., recomendamos que todos sejam indicados, conforme a ABNT NBR 6023:2018 – 2ª edição).

Observação:

Não utilizar, nas citações, expressões como IdemIbidemOp. Cit..

Para mais informações, ver ABNT NBR 10520:2002).

10) Referências bibliográficas devem ser identificadas por REFERÊNCIAS (tí­tulo da seção) em CAIXA ALTA, negrito e centralizado.

a) Nas referências, devem constar somente as obras citadas no texto,

b) As informações essenciais são apresentadas na seguinte sequência: autor (que deve ser indicado pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido do prenome e outros sobrenomes, abreviados ou não, conforme consta no documento e separados por ponto e ví­rgula, seguidos de um espaço), tí­tulo em negrito, subtí­tulo (se houver), edição (se houver), local, editora e ano de publicação. Se necessário, acrescentam-se elementos complementares para melhor identificação do documento.

c) as referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas í  margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples (equivalente a dois enters). Quando aparecerem em notas de rodapé, devem ser alinhadas í  margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

d) as referências devevem ser organizadas a partir dos sobrenomes dos autores (dispostos em ordem alfabética) e, no caso de um mesmo autor, na sequência cronológica de publicação dos trabalhos citados, duas linhas após o texto ou os agradecimentos.

e) quando tiver referências com duas ou mais obras de mesmo autor, o nome do autor deve ser repetido e não substituí­do por um traço.

f) as referências a obras traduzidas devem trazer a indicação dos créditos de tradução.

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