EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE SOBRE ANSIEDADE COM ESTUDANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação em Saúde; Ansiedade; Estudantes; Enfermagem.Resumo
Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de uma prática de Educação Popular em Saúde vivenciada numa instituição de ensino abordando a temática da ansiedade. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, na modalidade de relato de experiência. Este foi proposto pelo componente curricular Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para a realização da atividade, utilizou-se de metodologias ativas, sendo realizado, inicialmente, um "teste surpresa de mentirinha". Posteriormente, foi dado continuidade com a aplicação de um "Teste de Ansiedade", através do "Questionário de D. LEWIS" e por fim, a última metodologia intitulada "Soma ou Subtrai?". Percebeu-se a importância da atividade para os envolvidos, permitindo a aquisição e construção de novos conhecimentos, se concretizando e materializando-se em uma experiência inovadora/desafiadora, sendo, ao todo, uma conquista marcante e muito gratificante para os acadêmicos. No que tange í s estratégias metodológicas utilizadas, obtivemos a certeza de que o uso de metodologias ativas, tais como o jogo "Soma ou Subtrai?" e a aplicação do "Teste de Ansiedade", assumem relevante importância nesse processo e contribuem imensamente para o êxito da atividade implementada. Assim sendo, recomenda-se a utilização dessas estratégias metodológicas em outros momentos, com vistas a dar continuidade í s atividades de educação popular em saúde na escola, podendo estas se estender a outros locais de ensino, tais como, universidades e/ou cursinhos preparatórios para concursos e vestibulares, podendo ainda se apropriar dessas dinâmicas para abordar outros assuntos, além do que foi trabalhado. Além disso, contribuiu significativamente para o aprofundamento no conhecimento acerca do Programa Saúde na Escola e sua importância no cenário atual. Por meio disso, ficando assim evidenciado, a contribuição da experiência para a formação acadêmica e humana, bem como para a construção de conhecimento e autonomia dos estudantes.