A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN

Autores

  • ANA ALICE CAVALCANTE CÂMARA - FATIN
  • HELDER CAVALCANTE CÂMARA
  • HUDSON PABLO DE OLIVEIRA BEZERRA

Palavras-chave:

Ação docente, Educação Fí­sica Escolar, Ensino Público e Privado

Resumo

Muito tem se discutido sobre a qualidade do ensino na escola pública. Este tem sido na maioria das vezes considerado precário. Diferentemente, o ensino privado é valorizado e, considerado, por parte significativa da população, melhor que o público. Contudo, não há unanimidade e muitos questionam as análises comparativas entre essas esferas. Nesse sentido, nos indagamos se, em se tratando da Educação Fí­sica, existe diferença na ação docente dos profissionais de Educação Fí­sica que lecionam nas escolas públicas e privadas no municí­pio de Mossoró-RN. Para responder a esta questão procurou-se realizar este trabalho a fim de traçar o perfil da ação docente em Educação Fí­sica nas escolas públicas e privadas, indicando as possí­veis causas e as consequências dessas atuações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa procurando analisar a prática docente dos professores da rede pública e particular de ensino. A amostra foi composta por seis professores, sendo três da escola pública e três da particular. A metodologia consistiu na observação de aulas de cada professor e posteriormente a realização de uma entrevista semi-estruturada. A partir dos resultados verificou-se que a ação docente dos profissionais de Educação Fí­sica é desprovida de criticidade, bem como não possibilita uma formação dos alunos nos aspectos social, polí­tico, econômico e cultural. Na maioria das vezes o desenvolvimento do fí­sico e de habilidades motoras é o que tem predominado. Constatou-se também uma diferença entre a ação docente dos profissionais da rede de ensino pública e privada, e essa que diferença tem como possí­vel motivo o poder educativo das instituições. Por fim, enfatiza-se a necessidade de que o profissional de Educação Fí­sica, independente de seu local de atuação, deve realizar uma prática de qualidade, de maneira que capacite o aluno além da instrumentalização na realização de movimentos.

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Publicado

2020-01-11

Edição

Seção

Artigos