ANÁLISE DA LATERALIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLARES

Autores

  • EDUARDO DE LIMA MELO
  • EMMANUEL ALVES CARNEIRO

Palavras-chave:

Educação Fí­sica, Lateralidade, Crianças

Resumo

A Educação Fí­sica Escolar é parte que integra o sistema educacional, logo se deve usar a psicomotricidade para o desenvolvimento global da criança. No perí­odo escolar todas as necessidades para o desenvolvimento delas devem ser atendidas. Um dos fatores fundamentais do desenvolvimento é a lateralidade que quer dizer lado, ou seja, é o predomí­nio motor de um dos lados do corpo, direito ou esquerdo. Nesta pesquisa analisamos a dominância lateral em escolares do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, na Escola Professora Edith Braga no Bairro Aerolândia em Fortaleza, enumeramos os tipos de dominância lateral como; manual, pedal e ocular e identificamos a dominância lateral predominante dos lados. Essa pesquisa é descritiva, exploratória, transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa, Teve uma população de 100 crianças, com uma amostra constituí­da de 80 crianças, de ambos os sexos. Todos os dados foram coletados com base no Protocolo de Negrine (1986), que se constitui de uma bateria de testes através das aplicações de atividades gestuais manual, pedal e ocular. A análise da lateralidade na Educação Fí­sica em escolares, nos permitiu identificar que os resultados gerais demonstram que 90% da amostra apresentou dominância manual destra e 10% sinistra, na dominância pedal 80% são destros e 20% sinistros e na dominância ocular 80% são destros e 20% sinistros.

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Publicado

2020-01-14

Edição

Seção

Artigos