NASF, PSF E DEMAIS ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS: QUAL O SIGNIFICADO PARA OS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE NO CAMEAM-UERN?

Autores

  • JOSÉ GIOVANI NOBRE GOMES

Palavras-chave:

NASF, PSF, Academia da saúde, Enfermagem, Educação Fí­sica

Resumo

O presente trabalho visa discutir sobre estratégias governamentais na área da saúde, discutindo a inserção da Enfermagem e da Educação Fí­sica nesses programas. A escolha dessas áreas deveu-se porque estão representadas, no âmbito do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM/UERN, em Pau dos Ferros - RN, como cursos da área da saúde que, hoje, encontram-se implantados e reconhecidos. Ao longo do texto é apresentando estratégias como a ESF (Estratégia saúde da famí­lia), o NASF (Núcleo de assistência de saúde da famí­lia) e a Academia da saúde. Exceto essa última, retomamos os fins dessas estratégias, os quais convergem para uma atuação, não de campos isolados, mas de uma equipe multiprofissional articulada, a qual deve atuar em áreas como: Atividade Fí­sica/Práticas Corporais; Saúde Mental; Reabilitação/Saúde do Idoso; Alimentação e Nutrição; Práticas Integrativas e Complementares; Assistência Farmacêutica; Serviço Social; Saúde da Criança/Adolescente e Saúde da Mulher. Na análise do material e nas discussões que ora realizamos, pudemos identificar que, nos cursos do CAMEAM/UERN, a enfermagem tem espaço garantido na equipe mí­nima da ESF e Educação Fí­sica (EF) tem espaço possí­vel no NASF, visto que a inserção do profissional de Educação Fí­sica depende da escolha da proposta de cada equipe gestora, o que pode dificultar essa inserção. Outro polo possí­vel de atuação do profissional de Educação Fí­sica que identificamos foi a academia da saúde. Nesse espaço, cabe ao profissional de EF, coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos lá realizados. Dadas nossas análises, entendemos a necessidade de reflexões constantes sobre a implementação de estratégias governamentais na área da saúde, bem como se deve destacar que são espaços legí­timos de trabalho e atuação profissional dos enfermeiros e profissionais de Educação Fí­sica e que devem se pautar na luta pela conquista por espaço de atuação profissional.

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Publicado

2020-01-14

Edição

Seção

Artigos