NASF, PSF E DEMAIS ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS: QUAL O SIGNIFICADO PARA OS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE NO CAMEAM-UERN?
Palavras-chave:
NASF, PSF, Academia da saúde, Enfermagem, Educação FísicaResumo
O presente trabalho visa discutir sobre estratégias governamentais na área da saúde, discutindo a inserção da Enfermagem e da Educação Física nesses programas. A escolha dessas áreas deveu-se porque estão representadas, no âmbito do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM/UERN, em Pau dos Ferros - RN, como cursos da área da saúde que, hoje, encontram-se implantados e reconhecidos. Ao longo do texto é apresentando estratégias como a ESF (Estratégia saúde da família), o NASF (Núcleo de assistência de saúde da família) e a Academia da saúde. Exceto essa última, retomamos os fins dessas estratégias, os quais convergem para uma atuação, não de campos isolados, mas de uma equipe multiprofissional articulada, a qual deve atuar em áreas como: Atividade Física/Práticas Corporais; Saúde Mental; Reabilitação/Saúde do Idoso; Alimentação e Nutrição; Práticas Integrativas e Complementares; Assistência Farmacêutica; Serviço Social; Saúde da Criança/Adolescente e Saúde da Mulher. Na análise do material e nas discussões que ora realizamos, pudemos identificar que, nos cursos do CAMEAM/UERN, a enfermagem tem espaço garantido na equipe mínima da ESF e Educação Física (EF) tem espaço possível no NASF, visto que a inserção do profissional de Educação Física depende da escolha da proposta de cada equipe gestora, o que pode dificultar essa inserção. Outro polo possível de atuação do profissional de Educação Física que identificamos foi a academia da saúde. Nesse espaço, cabe ao profissional de EF, coordenar, planejar, programar, supervisionar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos lá realizados. Dadas nossas análises, entendemos a necessidade de reflexões constantes sobre a implementação de estratégias governamentais na área da saúde, bem como se deve destacar que são espaços legítimos de trabalho e atuação profissional dos enfermeiros e profissionais de Educação Física e que devem se pautar na luta pela conquista por espaço de atuação profissional.