EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, Prática PedagógicaResumo
O trabalho apresentado buscou responder a seguinte questão: como a Educação Física está sendo desenvolvida nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)? A investigação teve como objetivo analisar a prática pedagógica do professor de Educação Física (EF) dos anos finais do ensino fundamental nessa modalidade de ensino em escolas públicas do município de Pau dos Ferros-RN. Para tanto, optou-se por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada nas duas escolas da rede pública de ensino da cidade que ofertam a modalidade EJA e têm professores ministrando a disciplina de EF. A estratégia de coleta de dados utilizada foi a entrevista, efetuada pela plataforma digital Google Meet, com dois professores de Educação Física atuantes na docência e na modalidade de ensino EJA. A análise foi organizado considerando-se 5 (cinco) categorias: formação acadêmica e tempo de atuação na escola; objetivos e conteúdos das aulas de Educação Física na modalidade EJA; metodologia utilizada nas aulas de EF na EJA; avaliação da aprendizagem em EF na EJA; diferenças e aproximações entre ensino regular e a EJA. Enfatizou-se a importância da EF na modalidade EJA, observando-se o contexto socioeconômico em que o aluno está inserido. Ressalta-se a importância desse estudo na área acadêmica, visto que traz elementos importantes para a formação de futuros profissionais de educação na modalidade EJA. Ao mesmo tempo, reforça-se a necessidade de reconhecimento e investimentos, tanto dos órgãos públicos quanto da comunidade acadêmica, no que diz respeito à formulação e reajuste de propostas políticas dos cursos de formação de professores, melhorando, assim, a preparação desses profissionais.