O ESPORTE NO CONTEXTO ESCOLAR: TRAJETÓRIA DE VIDA DE UM PARATLETA DO ALTO OESTE POTIGUAR/RN
----
Palavras-chave:
Esporte, Escola, estudo de caso, paradesporto, história de vidaResumo
A pessoa com deficiência desde os tempos antigos tem lutado por espaço na sociedade e, principalmente, na educação, buscando por igualdade, inclusão e oportunidades. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar o esporte no contexto escolar dentro da trajetória de vida de um paratleta. E como específicos: identificar os fatores determinantes de um paratleta; verificar a contribuição do esporte escolar na formação do paratleta; e localizar os aspectos positivos e negativos da trajetória de vida de um paratleta. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, a qual emprega a técnica de investigação história de vida, tendo como sujeito da pesquisa um paratleta de natação da região do Alto Oeste Potiguar – RN. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Entrevista semiestruturada com perguntas abertas realizada por meio da plataforma Online Google Meet, em que, a partir dela, foi feita a gravação de áudio que permitiu a transcrição do discurso do sujeito entrevistado. Para análise de dados, nos apropriamos da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A partir do nosso estudo, os dados revelaram detalhes importantes que contribuíram consideravelmente para a compreensão de fatores determinantes na carreira do sujeito, bem como, as dificuldades que tiveram de ser dribladas ao longo do seu percurso paradesportivo.