Os PERCURSOS DE TRANS-FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A FASE DE ENTRADA NA CARREIRA

A FASE DE ENTRADA NA CARREIRA

Autores

Palavras-chave:

Educação Física. Início da Carreira Docente. Trans-formações Profissionais.

Resumo

Objetivamos neste estudo analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os seus percursos de trans-formações na fase de entrada na carreira docente. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa com abordagem (auto)biográfica onde utilizamos a narrativa oral que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram cinco professores de EF iniciantes na EB da referida rede de ensino e cidade, os quais foram numerados de 1 a 5. Assim, após o estudo individual e coletivo dos percursos de trans-formações no início da docência dos professores estudados, concluímos que identificamos três tipos diferentes de percursos: 1º) o ‘percurso da maioria’ (três) dos professores iniciantes (1; 2 e 4) que passou pelo ‘estágio de sobrevivência’, caracterizado pela ‘insegurança provocada pelo choque com a realidade escolar’ e após pelo ‘estágio de descoberta’, caracterizado pelo ‘processo de aprender a ser professor e o surgimento do entusiasmo com a futura profissão docente’; e, 2º) o percurso da ‘minoria’ (dois) dos professores iniciantes (3 e 5), os quais mostraram percursos diferentes: a) o Professor 3 que ‘não saiu do estágio de sobrevivência’; e, b) o Professor 5 que ‘abortou o estágio de sobrevivência indo direto para o estágio de descoberta’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-professor do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) (2004-2016) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado) (2012-2016) amos da UFSM.

Dr. Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)/Universidade da Região do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)/Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erexim); Professor do Curso de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado. 

Downloads

Publicado

2023-06-16

Edição

Seção

Artigos