Os PERCURSOS DE TRANS-FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A FASE DE ENTRADA NA CARREIRA
A FASE DE ENTRADA NA CARREIRA
Palavras-chave:
Educação Física. Início da Carreira Docente. Trans-formações Profissionais.Resumo
Objetivamos neste estudo analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre os seus percursos de trans-formações na fase de entrada na carreira docente. Caracterizamos a pesquisa como qualitativa com abordagem (auto)biográfica onde utilizamos a narrativa oral que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram cinco professores de EF iniciantes na EB da referida rede de ensino e cidade, os quais foram numerados de 1 a 5. Assim, após o estudo individual e coletivo dos percursos de trans-formações no início da docência dos professores estudados, concluímos que identificamos três tipos diferentes de percursos: 1º) o ‘percurso da maioria’ (três) dos professores iniciantes (1; 2 e 4) que passou pelo ‘estágio de sobrevivência’, caracterizado pela ‘insegurança provocada pelo choque com a realidade escolar’ e após pelo ‘estágio de descoberta’, caracterizado pelo ‘processo de aprender a ser professor e o surgimento do entusiasmo com a futura profissão docente’; e, 2º) o percurso da ‘minoria’ (dois) dos professores iniciantes (3 e 5), os quais mostraram percursos diferentes: a) o Professor 3 que ‘não saiu do estágio de sobrevivência’; e, b) o Professor 5 que ‘abortou o estágio de sobrevivência indo direto para o estágio de descoberta’.