EDUCAÇÃO FÍSICA ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19:

BREVES OLHARES DOS ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59776/2358-243X.2024.5010

Palavras-chave:

Educação Física. Ensino Médio. Covid-19. Pandemia. Ensino Remoto.

Resumo

O objetivo foi analisar as perspectivas dos alunos do Ensino Médio regular em relação às aulas de Educação Física, antes e durante o contexto pandêmico e o retorno presencial em uma escola estadual. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada em uma escola estadual, localizada no município de Severiano Melo, turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada de forma on-line, por meio de um questionário semiestruturado, o qual foi criado na plataforma google forms e disponibilizado por meio de link. Conforme resultados, a pandemia gerou vários impactos em relação a educação, principalmente, no ensino da disciplina de Educação Física e que a interrupção das aulas gerou um déficit no aprendizado dos alunos, pois muitos conteúdos não foram ministrados. Paralelo ao ensino, verificou-se que as aulas de Educação Física antes da pandemia eram mais práticas na quadra ou em outros espaços da escola, com o retorno presencial, continuaram mais teóricas, possivelmente pelo receio do contato físico. A partir disso, conclui-se que deve ser pensado em metodologias de ensino inovadoras, de modo a promover nos alunos a valorização da Educação Física como componente curricular tão importante quanto as demais áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ione da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Mestre em Ciências do Desporto: Especialização em Desenvolvimento da Criança (2011). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Formação Profissional. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde - GPEFSS/UERN e do Núcleo de Estudos em Educação - NEED/UERN.

Francisco Vieira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN) pelo campus central em Mossoró-RN. Na Pós-graduação Stricto Sensu foi bolsista de demanda social CAPES com dedicação exclusiva.

Vânia Maria Pessoa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1999); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004); graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Plano de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, sociedade e saúde/UERN. 

Downloads

Publicado

2024-06-01

Edição

Seção

Artigos