EDUCAÇÃO FÍSICA ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19:
BREVES OLHARES DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.59776/2358-243X.2024.5010Palavras-chave:
Educação Física. Ensino Médio. Covid-19. Pandemia. Ensino Remoto.Resumo
O objetivo foi analisar as perspectivas dos alunos do Ensino Médio regular em relação às aulas de Educação Física, antes e durante o contexto pandêmico e o retorno presencial em uma escola estadual. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada em uma escola estadual, localizada no município de Severiano Melo, turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada de forma on-line, por meio de um questionário semiestruturado, o qual foi criado na plataforma google forms e disponibilizado por meio de link. Conforme resultados, a pandemia gerou vários impactos em relação a educação, principalmente, no ensino da disciplina de Educação Física e que a interrupção das aulas gerou um déficit no aprendizado dos alunos, pois muitos conteúdos não foram ministrados. Paralelo ao ensino, verificou-se que as aulas de Educação Física antes da pandemia eram mais práticas na quadra ou em outros espaços da escola, com o retorno presencial, continuaram mais teóricas, possivelmente pelo receio do contato físico. A partir disso, conclui-se que deve ser pensado em metodologias de ensino inovadoras, de modo a promover nos alunos a valorização da Educação Física como componente curricular tão importante quanto as demais áreas do conhecimento.