Palavras-chave:
Educação Física. Ensino Médio. Covid-19. Pandemia. Ensino Remoto.
Resumo
O objetivo foi analisar as perspectivas dos alunos do Ensino Médio regular em relação às aulas de Educação Física, antes e durante o contexto pandêmico e o retorno presencial em uma escola estadual. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada em uma escola estadual, localizada no município de Severiano Melo, turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada de forma on-line, por meio de um questionário semiestruturado, o qual foi criado na plataforma google forms e disponibilizado por meio de link. Conforme resultados, a pandemia gerou vários impactos em relação a educação, principalmente, no ensino da disciplina de Educação Física e que a interrupção das aulas gerou um déficit no aprendizado dos alunos, pois muitos conteúdos não foram ministrados. Paralelo ao ensino, verificou-se que as aulas de Educação Física antes da pandemia eram mais práticas na quadra ou em outros espaços da escola, com o retorno presencial, continuaram mais teóricas, possivelmente pelo receio do contato físico. A partir disso, conclui-se que deve ser pensado em metodologias de ensino inovadoras, de modo a promover nos alunos a valorização da Educação Física como componente curricular tão importante quanto as demais áreas do conhecimento.
Biografia do Autor
Maria Ione da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Mestre em Ciências do Desporto: Especialização em Desenvolvimento da Criança (2011). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Formação Profissional. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde - GPEFSS/UERN e do Núcleo de Estudos em Educação - NEED/UERN.
Francisco Vieira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC-UERN) pelo campus central em Mossoró-RN. Na Pós-graduação Stricto Sensu foi bolsista de demanda social CAPES com dedicação exclusiva.
Vânia Maria Pessoa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1999); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004); graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Plano de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, sociedade e saúde/UERN.