ESPORTE NA ESCOLA:

A PRÁTICA DO ATLETISMO COMO MOTIVAÇÃO PARA JOVENS ATLETAS ESCOLARES

Autores

  • Carla Eduarda da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Eden Soares Marcos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Helder Cavalcante Câmara Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-8575-9806
  • Themis Cristina Mesquita Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Vânia Maria Pessoa Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59776/2358-243X.2025.6166

Palavras-chave:

Esporte. Atletismo. Motivação. Escolares.

Resumo

O atleta está em constante evolução no esporte que está inserido e uma das razões importantes para essa evolução são os fatores motivacionais que cada um tem ao longo de sua experiencia esportiva. O objetivo geral foi analisar os fatores motivacionais de jovens atletas (alunos) da Escola Estadual Professor Manoel Herculano, município de São Francisco do Oeste/RN para a prática do atletismo. Específicos: identificar os fatores motivacionais para prática/permanência desses jovens no atletismo; compreender como o professor de Educação Física trabalha o atletismo em suas aulas de modalidades esportivas. O estudo caracterizou-se como descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi a Escala de Motivação no Esporte - versão brasileira (EME-BR), adaptado de Pelletier (2005), respondido por dez alunos e um questionário semiestruturado aplicado ao professor de Educação Física. Os resultados se mostraram validos, porém, a motivação intrínseca é um fator que faz com que os alunos pratiquem e permaneçam no atletismo, em específico, a dimensão por experiências estimulantes, onde os fatores motivacionais pessoais fazem o atleta buscar experiências instigantes no esporte que podem causar excitação, prazer, gosto, emoção, experiencias e divertimento. Assim, o trabalho do professor neste processo se mostrou fundamental, prezando pelas relações professor-alunos e valorização do estudante a partir dos vínculos interpessoais. Conclui-se, que a literatura apresenta trabalhos com essas características de análise em outras modalidades esportivas, porém, no atletismo, são poucos os estudos que discutem sobre a motivação para a prática deste esporte por parte dos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Eduarda da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação F´ísica, Curso de Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ampus Avançado de Pau dos Ferros/RN.

Francisco Eden Soares Marcos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Educação Física Adaptada a Inclusão, Faculdade Venda nova do Imigrante - FAVENI. Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido, pelo Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido- PLANDITES.

Helder Cavalcante Câmara, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994). Mestre em Ciências Sociais e Humanas (2014). Mestre em Ciências da Educação (2015) Atualmente é professor do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Educação Física (ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Doutorado em Ciencias da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) Pós Doutorado (2017) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/RN).

Vânia Maria Pessoa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1999); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2004); graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Plano de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - PLANDITES/UERN. 

Downloads

Publicado

2025-06-21

Edição

Seção

Artigos