AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, PAU DOS FERROS/RN

Autores

  • Damiana Kaline Limas Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Paula Pessoa Pinheiro Universidade Federal do Cariri
  • Ione Maria da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ubilina Maria da Conceição Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Vânia Maria Pessoa Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59776/2358-243X.2025.6201

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Acadêmicos, Educação Física

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a percepção sobre a qualidade de vida de acadêmicos do curso de Educação Física, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros, RN. A pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa, onde foi aplicado dois questionários, um validado pela Organização Mundial de Saúde (WHOQOL - BREF) e outro que contempla as variáveis relacionadas ao perfil socioeconômico. O público alvo foram 108 estudantes do curso de Educação Física, regularmente matriculados na instituição de ensino que responderam aos questionários, de forma presencial. O domínio meio ambiente, apresentou dados medianos para os questionamentos relativos à segurança, ambiente físico, recursos financeiros, oportunidades de novas informações, de recreação e lazer, apresentando-se como fator que demanda um olhar mais cuidadoso para as questões mencionadas neste domínio. Enquanto, o domínio relações sociais apresentou uma avaliação insatisfatória no tocante as questões correspondentes ao suporte familiar, relações com amigos e com a vida sexual dos indivíduos. Portanto direcionar um olhar para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes do curso de Educação Física pode ser uma ação positiva na socialização destes sujeitos em comunidade, pois sua condição de bem-estar vai refletir diretamente no outro, os acadêmicos precisam de um apoio para enfrentarem as dificuldades que aparecem ao longo do curso, principalmente, quando estão começando no ensino superior, onde dedicam vários anos de suas vidas ao estudo, a rotina estressante e vários outros fatores que contribuem para o surgimento de sentimentos negativos no dia a dia. Conclui-se que os resultados obtidos podem auxiliar no planejamento de ações em prol dos universitários com o intuito de melhor atendê-los nas adversidades vivenciadas durante o percurso acadêmico e, por meio delas, favorecer a procura por soluções mais equitativas, com estratégias de promoção da qualidade de vida dos acadêmicos e, consequentemente, um melhor bem-estar para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damiana Kaline Limas Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2023), participou dos programas formativos na área de Educação, o Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP). possui ampla variedade em certificados de cursos e mini cursos na area de Educação. Bacharelado em Educação Física em andamento EAD pela Unicesumar.

Paula Pessoa Pinheiro, Universidade Federal do Cariri

Médica, graduada pela Universidade Federal do Cariri ( UFCA) . Pós-graduanda em Medicina de Família e Comunidade (MFC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) através do Programa Médicos pelo Brasil. Especialização. Especialista em Docência no Ensino Superior em Saúde na modalidade de Educação a Distância pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Exerce atualmente a função de médica generalista na Atenção Primária a Saúde do município de Saboeiro/CE pelo programa Médicos pelo Brasil. Desenvolve a função de Diretora Clínica no Hospital Municipal de Saboeiro/CE desde março/2022.

Ione Maria da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Mestre em Ciências do Desporto: Especialização em Desenvolvimento da Criança (2011). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Professora Adjunta IV do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Formação Profissional. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN).

Ubilina Maria da Conceição Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008) e mestrado em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, Estágios, programa residência pedagógica, formação docente, saúde e qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2025-06-21

Edição

Seção

Artigos