A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Irismar Siqueira de Souza Fonseca Rede Pública de Ensino Fundamental do Município de Areia Branca-RN
  • Neilton Limeira Florentino de Lima UNINASSAU
  • Ailton Siqueira de Sousa Fonseca Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2031-0711

Palavras-chave:

Leitura, Educação Fí­sica. Educação Infantil. Formação., Criança, Formação humana, Literatura

Resumo

Este artigo é fruto de uma extensa pesquisa realizada e apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de licenciada em Pedagogia. A mesma teve como objeto de investigação e reflexão a leitura e sua grande contribuição para o desenvolvimento integral da criança. Este trabalha tem como objetivo geral analisar a importância da leitura para o desenvolvimento da criança na educação infantil. De forma especifica, os objetivos são: apresentar a contribuição e a relevância da leitura para a criança na Educação Infantil e investigar os benefícios da leitura e, especialmente, da literatura para o desenvolvimento da criança, quando essa leitura é feita desde seus primeiros meses de vida. Trata-se, assim, de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e interpretativa. Para alcançarmos nossos objetivos, foram pesquisados e analisados, ao todo, 19 textos, entre livros, artigos acadêmicos, periódicos específicos e científicos de vários autores que discutem a temática aqui eleita para investigação e reflexão - leitura da literatura na formação integral da criança – temática esta proposta e defendida por grandes autores e pensadores contemporâneos, tais como Edgar Morin, Diane Papalia, Jean Piaget, Santos, Paulo Freire, entre outros. Observamos que a leitura contribui indiscutivelmente para a evolução da criança em todos os aspectos de seu progresso como ser humano. Por meio da leitura - em especial da literatura - a criança se descobre e descobre todo o universo de valores e culturas existentes no seu contexto circundante, bem como em toda a humanidade, auxiliando, assim, na formação integral do sujeito aprendente, a criança. Sendo assim, de forma geral, a leitura e, de maneira singular, a literatura, é indispensável na formação da aprendizagem e desenvolvimento humano da criança desde seus primeiros anos de vida e, por isso, ela deve ser incluída no dia a dia infantil, tanto na escola quanto no seio da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irismar Siqueira de Souza Fonseca, Rede Pública de Ensino Fundamental do Município de Areia Branca-RN

Curso de Pedagogia da Faculdade Mauricio de Nassau.
Professora da rede pública de ensino fundamental.

Neilton Limeira Florentino de Lima, UNINASSAU

Mestre em Letras (UFPE); Professor Executor do GRUPO SER. Atua nos Cursos na EAD de Pedagogia e Letras. É revisor textual, escritor Membro da UBE, sócio correspondente do IHO; Crítico literário e colunista no site: www.domingocompoesia.com.br.

Ailton Siqueira de Sousa Fonseca, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor (PUC-SP), professor do Departamento de Ciências Sociais e Políticas da UERN e do Mestrado em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH-UERN), coorientador dessa pesquisa. Coordenador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOJM-UERN).

Downloads

Publicado

2024-09-08

Edição

Seção

Artigos