A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Irismar Siqueira de Souza Fonseca Rede Pública de Ensino Fundamental do Município de Areia Branca-RN
  • Neilton Limeira Florentino de Lima UNINASSAU
  • Ailton Siqueira de Sousa Fonseca Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2031-0711

DOI:

https://doi.org/10.59776/2358-243X.2024.6218

Palavras-chave:

Leitura, Educação Fí­sica. Educação Infantil. Formação., Criança, Formação humana, Literatura

Resumo

Este artigo é fruto de uma extensa pesquisa realizada e apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de licenciada em Pedagogia. A mesma teve como objeto de investigação e reflexão a leitura e sua grande contribuição para o desenvolvimento integral da criança. Este trabalha tem como objetivo geral analisar a importância da leitura para o desenvolvimento da criança na educação infantil. De forma especifica, os objetivos são: apresentar a contribuição e a relevância da leitura para a criança na Educação Infantil e investigar os benefícios da leitura e, especialmente, da literatura para o desenvolvimento da criança, quando essa leitura é feita desde seus primeiros meses de vida. Trata-se, assim, de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e interpretativa. Para alcançarmos nossos objetivos, foram pesquisados e analisados, ao todo, 19 textos, entre livros, artigos acadêmicos, periódicos específicos e científicos de vários autores que discutem a temática aqui eleita para investigação e reflexão - leitura da literatura na formação integral da criança – temática esta proposta e defendida por grandes autores e pensadores contemporâneos, tais como Edgar Morin, Diane Papalia, Jean Piaget, Santos, Paulo Freire, entre outros. Observamos que a leitura contribui indiscutivelmente para a evolução da criança em todos os aspectos de seu progresso como ser humano. Por meio da leitura - em especial da literatura - a criança se descobre e descobre todo o universo de valores e culturas existentes no seu contexto circundante, bem como em toda a humanidade, auxiliando, assim, na formação integral do sujeito aprendente, a criança. Sendo assim, de forma geral, a leitura e, de maneira singular, a literatura, é indispensável na formação da aprendizagem e desenvolvimento humano da criança desde seus primeiros anos de vida e, por isso, ela deve ser incluída no dia a dia infantil, tanto na escola quanto no seio da família.

Downloads

Biografia do Autor

Irismar Siqueira de Souza Fonseca, Rede Pública de Ensino Fundamental do Município de Areia Branca-RN

Curso de Pedagogia da Faculdade Mauricio de Nassau.
Professora da rede pública de ensino fundamental.

Neilton Limeira Florentino de Lima, UNINASSAU

Mestre em Letras (UFPE); Professor Executor do GRUPO SER. Atua nos Cursos na EAD de Pedagogia e Letras. É revisor textual, escritor Membro da UBE, sócio correspondente do IHO; Crítico literário e colunista no site: www.domingocompoesia.com.br.

Ailton Siqueira de Sousa Fonseca, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor (PUC-SP), professor do Departamento de Ciências Sociais e Políticas da UERN e do Mestrado em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH-UERN), coorientador dessa pesquisa. Coordenador do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOJM-UERN).

Downloads

Publicado

2024-09-08

Edição

Seção

Artigos