A CONTRIBUIÇÃO DOS JORNAIS DE PESQUISA DURANTE AS VIVÊNCIAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • ELISÂNGELA MONTEIRO QUEIROZ
  • HELDER CAVALCANTE CÂMARA
  • SUÊNIA DE LIMA DUARTE

Palavras-chave:

Jornal de pesquisa, Formação, Auto-formação

Resumo

Registrar nossas ideias, pensamentos e ações são de grande auxí­lio para futuros estudos, até
mesmo porque sabemos que a memória é falha, e nela as informações corriqueiramente se
perdem a curto prazo. Assim o registro de ideias, independente de qual seja ele, se faz
essencial para que futuramente se possa ter acesso a essas informações. O presente artigo
discorre sobre os jornais de pesquisa: instrumento de registro de forma escrita, onde o escritor
anota de forma livre todos os seus pensamentos, inquietações e ideias a partir de suas ações.
Embora seja livre, a escrita evolui e pode ser reformulada para posterior publicação. Tal
instrumento foi utilizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID), subprojeto de Educação Fí­sica (CAMEAM-UERN) como forma de refletirmos
sobre nossas práticas profissionais e pessoais. Este trabalho constitui um relato de experiência
com o jornal de pesquisa, e teve como objetivo mostrar as contribuições deste, através de
experiências vividas. É possí­vel notar um crescimento contí­nuo a partir da reflexão dos
jornais, e do (re)agir posterior a esta reflexão. Concluí­mos que os jornais estão além do
simples fazer, pois possibilitam um olhar ampliado daquele que o faz, que em sua prática não
se acomoda, nem se deixa abater, mas busca constante evolução para melhorar sua prática e
suas formas de ensino em sala de aula.

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Publicado

2020-02-17

Edição

Seção

Artigos