LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Lutas, Educação Física escola, Ação docenteResumo
Para começo de nossa reflexão, a violência é, para fins de construção deste artigo, entendida a
partir do sentido dado por Abramovay (2002), portanto, como um fenômeno social, que vem
se alastrando desde as mais remotas épocas da constituição do nosso país, abrangendo,
inclusive as chamadas guerras justas, aquelas proclamadas contra os indígenas que não se
convertiam a religião cristã, o que "justificaria" o massacre dessa população. Na lógica
apontada pelo autor, é necessário compreender a violência em um sentido amplo e que está
disseminado na realidade, deste modo, como uma ação atinge "populações inteiras, seja em
âmbito global ou localmente, no público e no privado" (p.13). Partindo dessa compreensão,
procurou-se abordar o conteúdo lutas em uma escola da rede pública de ensino, abordagem
essa que é resultado de parte das ações pedagógicas do Subprojeto de Educação Física do
PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da Universidade do Estado
do Rio Grande do Norte-UERN - Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia
–CAMEAM – Pau dos Ferros – RN, que tem como temática a suplantação de uma prática
tradicional de ensino na Educação Física escolar. A intenção era possibilitar a construção de
reflexões pelos alunos, a partir da implementação, na Escola Estadual Tarcísio Maia, do
munícipio de Pau dos Ferros-RN, dos projetos Projeto Capoeira e a Valorização Da Cultura
Afro-brasileira; Projeto Lutas versus violência. No trabalho que aqui é colocado em relevo,
apresentamos um recorte, no qual visamos discorrer como a ação do professor deve se
materializar para permitir a formação de uma consciência reflexiva nos alunos.