LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Francisco Vieira de Oliveira
  • Marcos Cesar Ribeiro da Silva
  • Dimas Anaximandro da Rocha Morgan

Palavras-chave:

Lutas, Educação Fí­sica escola, Ação docente

Resumo

Para começo de nossa reflexão, a violência é, para fins de construção deste artigo, entendida a
partir do sentido dado por Abramovay (2002), portanto, como um fenômeno social, que vem
se alastrando desde as mais remotas épocas da constituição do nosso paí­s, abrangendo,
inclusive as chamadas guerras justas, aquelas proclamadas contra os indí­genas que não se
convertiam a religião cristã, o que "justificaria" o massacre dessa população. Na lógica
apontada pelo autor, é necessário compreender a violência em um sentido amplo e que está
disseminado na realidade, deste modo, como uma ação atinge "populações inteiras, seja em
âmbito global ou localmente, no público e no privado" (p.13). Partindo dessa compreensão,
procurou-se abordar o conteúdo lutas em uma escola da rede pública de ensino, abordagem
essa que é resultado de parte das ações pedagógicas do Subprojeto de Educação Fí­sica do
PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), da Universidade do Estado
do Rio Grande do Norte-UERN - Campus Avançado profª Maria Elisa de Albuquerque Maia
–CAMEAM – Pau dos Ferros – RN, que tem como temática a suplantação de uma prática
tradicional de ensino na Educação Fí­sica escolar. A intenção era possibilitar a construção de
reflexões pelos alunos, a partir da implementação, na Escola Estadual Tarcí­sio Maia, do
muní­cipio de Pau dos Ferros-RN, dos projetos Projeto Capoeira e a Valorização Da Cultura
Afro-brasileira; Projeto Lutas versus violência. No trabalho que aqui é colocado em relevo,
apresentamos um recorte, no qual visamos discorrer como a ação do professor deve se
materializar para permitir a formação de uma consciência reflexiva nos alunos.

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Publicado

2020-02-17

Edição

Seção

Artigos