CAPACIDADE FÍSICA DE VELOCIDADE E A RELAÇÃO COM DESEMPENHO MOTOR DOS ALUNOS DO PROJETO HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Autores

  • DAYSA DE FREITAS FEITOZA
  • JORGE ALEXANDRE MAIA DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Capacidades fí­sicas, velocidade, desempenho motor, projeto histórias de superação

Resumo

O presente estudo de cunho descritivo e abordagem quantitativa têm como objetivo analisar a
aptidão fí­sica relacionada ao desempenho motor dos alunos da modalidade futsal do Projeto
História de superação da Universidade Estadual do Rio grande do Norte. A amostra utilizada
foi constituí­da por 16 indiví­duos, sendo todos do sexo masculino, de idade entre 11 e 14 anos,
alunos praticantes da modalidade de futsal na referida instituição. Para isso, foi realizado o
teste de velocidade, com base nos critérios estabelecidos pelo Projeto Esporte Brasil
(PROESP). O teste utilizado para analisar a capacidade fí­sica foi o de velocidade, onde prevê
o deslocamento de 20 metros. As discussões a respeito do tema surgem com base na literatura
respeito de aptidão fí­sica relacionada ao desempenho motor. Os resultados do teste foram
avaliados de acordo com base na tabela de referência do PROESP e apresentaram í­ndice de
variação de acordo com a classificação do PROESP, onde se faz relação ao desempenho
motor dos alunos com a modalidade futsal, de acordo com o teste foi observado e analisado as
variações de classificação de acordo com a idade. Em uma visão geral foi possí­vel identificar
a importância dos estudos sobre a aptidão fí­sica relacionada ao desempenho motor dos
indiví­duos, bem como a necessidade de buscar possibilidades para melhorar essa capacidade
fí­sica nos indiví­duos da amostra, que mostraram números abaixo do esperado.

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Publicado

2020-02-20

Edição

Seção

Artigos