CAPACIDADE FÍSICA DE VELOCIDADE E A RELAÇÃO COM DESEMPENHO MOTOR DOS ALUNOS DO PROJETO HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO
Palavras-chave:
Capacidades físicas, velocidade, desempenho motor, projeto histórias de superaçãoResumo
O presente estudo de cunho descritivo e abordagem quantitativa têm como objetivo analisar a
aptidão física relacionada ao desempenho motor dos alunos da modalidade futsal do Projeto
História de superação da Universidade Estadual do Rio grande do Norte. A amostra utilizada
foi constituída por 16 indivíduos, sendo todos do sexo masculino, de idade entre 11 e 14 anos,
alunos praticantes da modalidade de futsal na referida instituição. Para isso, foi realizado o
teste de velocidade, com base nos critérios estabelecidos pelo Projeto Esporte Brasil
(PROESP). O teste utilizado para analisar a capacidade física foi o de velocidade, onde prevê
o deslocamento de 20 metros. As discussões a respeito do tema surgem com base na literatura
respeito de aptidão física relacionada ao desempenho motor. Os resultados do teste foram
avaliados de acordo com base na tabela de referência do PROESP e apresentaram índice de
variação de acordo com a classificação do PROESP, onde se faz relação ao desempenho
motor dos alunos com a modalidade futsal, de acordo com o teste foi observado e analisado as
variações de classificação de acordo com a idade. Em uma visão geral foi possível identificar
a importância dos estudos sobre a aptidão física relacionada ao desempenho motor dos
indivíduos, bem como a necessidade de buscar possibilidades para melhorar essa capacidade
física nos indivíduos da amostra, que mostraram números abaixo do esperado.