PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): O OLHAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • FRANCISCA ALECIANE DO NASCIMENTO VIANA
  • UBILINA MARIA DA CONCEIÇíO MAIA
  • DIMAS ANAXIMANDRO DA ROCHA MORGAN

Palavras-chave:

Educação Fí­sica, Promoção da saúde, PSE

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar as intervenções da Educação Fí­sica
Escolar através do Programa Saúde na Escola no municí­pio de Riacho de Santana-RN,
além de ser caracterizado como uma pesquisa descritiva de corte transversal e
abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada por
meio de áudio e a observação de 15 aulas. A amostra foi composta por 4 (quatro)
Profissionais, sendo estes o Professor de Educação Fí­sica, a Diretora e o Vice-diretor da
Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes e a Secretária de Saúde do
Municí­pio de Riacho de Santana-RN. Assim, tomando por base a escola a qual foi
realizada a pesquisa, o Programa Saúde na Escola (PSE) não está sendo implementado,
visto que a disciplina de Educação Fí­sica é vista como um item importante apenas para
realizar as ações, mas que na verdade não há intervenções sendo realizadas através da
disciplina por meio do programa. Desta forma, í s práticas realizadas por parte da
disciplina de Educação Fí­sica direcionadas à promoção da saúde, ainda estão muito
fragmentadas, pois o tema saúde não é visto como prioridade a ser trabalhado dentro da
disciplina pelo respectivo professor. No entanto, essa realidade infelizmente ainda é
vista e percebe-se que a escola ainda não adotou, de fato, uma polí­tica pública para
trabalhar a promoção da saúde. Contudo, de acordo com os dados obtidos durante esse
processo de pesquisa, identificou-se que ainda é fato a realidade de existir a falta de
conhecimento do PSE e sua implementação nas escolas. Porém, mesmo ainda sendo
uma polí­tica pública recente, torna-se capaz de melhorar a qualidade de vida dos
estudantes. Para que isso seja possí­vel, é preciso que os professores de Educação Fí­sica,
os gestores da escola e a secretaria da cidade, enquanto Profissionais da educação e da
saúde, permitam-se a pensar que uma escola não é apenas um espaço de promoção í 
saúde, mas também de formadores cidadãos, que buscam uma qualidade de vida
melhor.

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Publicado

2020-02-20

Edição

Seção

Artigos