FRAGMENTAÇÃO DOS SABERES: UM BREVE OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • ADRIANA MELQUíADES DOS SANTOS
  • HELDER CAVALCANTE CÂMARA
  • HELDER CAVALCANTE CÂMARA

Palavras-chave:

Saberes, Educação Fí­sica, Fragmentação

Resumo

A Educação Fí­sica escolar tem se constituí­do como uma disciplina essencial na formação dos
alunos imersos no espaço escolar, no entanto, para que isso se materialize, é preciso estar
atento a certos aspectos que podem estar presentes em suas práticas e se tornarem inócuos a
uma formação satisfatória. Sem querer adentrar em uma análise de todos os aspectos que
podem interferir na qualidade das aulas, direcionaremos nossas reflexões aos saberes tratados
na disciplina, especificamente na abordagem e na relação teoria e prática. Vale considerar que
adentraremos na discussão de caráter bibliográfico sob as lentes do paradigma da
complexidade, visto que estas nos permitem perceber a realidade em seus textos e contextos
constitutivos e inter-relacionais. Nas discussões que levantamos, pudemos perceber que os
saberes estão postos e apreendidos de forma que, cada vez mais, distancia-se de uma visão
global. Dominamos cada vez mais o pouco, mas esse muito sobre pouco se torna saber
inconsistente e frágil, pois perde as conexões com o todo constitutivo e, assim, mais tornamos
nossas percepções mí­opes. Urge e é necessário a religação dos saberes, de forma a
adquirirmos uma visão mais geral sobre a realidade. Uma percepção global de realidade
permite perceber as coisas e o mundo considerando os diversos aspectos que estão presentes,
como os sociais, os culturais, os biológicos, os afetivos, entre outros. A escola precisa
proporcionar essa formação geral, de modo que os sujeitos nela imersos (os alunos) adquiram
um olhar desvelador da realidade. Outro aspecto que pudemos identificar foi a existência de
um distanciamento entre teoria e prática, o que pode se configurar em mais uma forma de
fragmentação dos saberes. Esses aspectos não estariam distanciados da realidade da Educação
Fí­sica escolar, visto que "• ainda influenciada pela tendência fundadora da disciplina no
Brasil, a qual dava ênfase a alguns aspectos, ora relacionados à saúde, ora ao esporte, a tí­tulo
de ilustração "•, firmar-se-iam como práticas redutoras. Além do mais, principalmente por
dispor de atividades de caráter mais prático, não identificam claramente a teoria presente na prática, nem a prática enquanto inextricavelmente ligada à teoria. Portanto, é necessária, a nosso ver, a superação de práticas pautada em olhares redutores e fragmentados, sem os quais
a ação pedagógica pode tornar-se pouco eficaz.

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Publicado

2020-02-20

Edição

Seção

Artigos