PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM RELAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA E HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

Autores

  • DAYSA DE FREITAS FEITOZA Discente do Curso de Educação Fí­sica -CEF/CAMEAM/UERN
  • ALEXIA CAROLINNE AQUINO SILVA Discente do Curso de Educação Fí­sica -CEF/CAMEAM/UERN

Palavras-chave:

Escola, Atividade fí­sica, Hábitos alimentares saudáveis

Resumo

A vida cotidiana tem se tornado cada vez mais corrida visto que o tempo
dedicado aos estudos, empregos e afazeres do dia a dia tem tomado praticamente todo o
tempo de sua vida, sobrecarregando as pessoas a tal ponto que deixam de lado necessidades
primordiais para o ser humano, como a prática regular da atividade fí­sica. As crianças e
jovens acabam seguindo o mesmo ritmo dos adultos e praticando pouca ou nenhuma atividade
fí­sica regularmente. Dessa forma, o ambiente escolar, através da transmissão dos conteúdos
da Educação Fí­sica e de uma prática pedagógica voltada à conscientização dos escolares a
cerca de questões relativas a atividade fí­sica e a saúde, passa a ser um aliado para mudança
dos hábitos sedentários e alimentares, pois permite o incentivo a promoção de saúde, a criação
e fortalecimento de hábitos de vida saudáveis, o que propicia a condução a um estilo de vida
ativo. Objetivos: Analisar a atuação da escola na formação dos gostos pela prática da
atividade fí­sica e identificar a percepção dos alunos de uma escola pública em relação í 
atividade fí­sica e hábitos alimentares saudáveis. Metodologia: O presente estudo trata-se de
uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Teve como lócus a
Escola Estadual Profª Maria Edilma de Freitas, localizada no municí­pio de Pau dos Ferros–
RN. O corpus de investigação foi composto por vinte três escolares de uma turma de 2º ano
do ensino médio da referida escola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um
questionário com questões abertas e fechadas. Resultados e discussões: Ao serem
questionados sobre a prática de atividade fí­sica/esportiva na escola, os escolares relataram que
não havia uma prática regular no espaço investigado. A educação fí­sica escolar nos remete a
promoção do desenvolvimento integral dos alunos durante as aulas, trabalhando aspectos
motores, cognitivos, sociais e afetivos, de modo a incentivar a possiblidade de uma melhoria
na qualidade de vida, de cuidados com o corpo e com a saúde, por meio da prática esportiva e
de diversas experiências corporais abordadas a partir dos seus conteúdos. Ao serem
investigados a cerca da realização de atividade fí­sica ou esportiva fora do ambiente escolar,
constatou-se que estas eram realizadas, tanto modalidades esportivas, como praticas corporais
como futsal, vôlei, muay thai, entre outras. De fato, a ausência dessas experiências reflexivas
não possibilita a reconfiguração de um olhar perante as atividades fí­sicas como promotora da
saúde. Por fim, os alunos foram questionados se uma adequada alimentação tinha influência
na prática de exercí­cios fí­sicos. Cerca de 73,9% dos estudantes acreditam ter influência,
enquanto 26,08% não. Compreendermos que a alimentação é fundamental para o satisfatório desempenho de qualquer atividade, principalmente na escola, pois ela desempenha a
construção de hábitos saudáveis. Portanto a escola possui um papel fundamental na
possiblidade de construção e contribuição para novos hábitos de uma vida saudável,
estimulando e informando os benefí­cios de uma melhoria na qualidade de vida com a
influência de prática corporal e manutenção da alimentação saudável. Considerações finais:
Diante do que foi apresentado, podemos perceber a influência que o ambiente escolar pode
exercer sobre a conscientização e promoção da saúde, por meio de atividades fí­sicas e
alimentação saudável. Tendo em vista que, é na escola que as crianças e jovens passam a
maior parte do tempo, além de ser durante a fase escolar que os indiví­duos adquirem grande
parte dos hábitos que seguirão na vida adulta. Todavia, nem todas as escolas conseguem
desenvolver de forma plena, ações de conscientização nesses aspectos, de forma que dentro
do contexto escolar o aluno possa ter acesso a prática de atividade fí­sica ou esportiva e
saberes relativos alimentação saudável.

 

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Publicado

2020-02-20

Edição

Seção

Artigos