EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB OLHAR MULTIRREFERENCIAL

Autores

  • Francisco Vieira de Oliveira
  • Helder Cavalcante Câmara

Palavras-chave:

Corpo, Educação Fí­sica escolar, multirreferencialidade

Resumo

Este artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso produzido no Curso de
Educação Fí­sica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Campus
Avançado Profª Maria Eliza de Albuquerque Maia – CAMEAM – Pau dos Ferros – RN, o
qual foi defendido em 20 de outubro de 2016, sob orientação do Professor Mestre Helder
Cavalcante Câmara tendo o seguinte tí­tulo: Abordando o corpo: uma prática pedagógica na
Educação Fí­sica escolar sob olhar multirreferencial. Busca-se aqui refletir sobre estratégias
que convergiram à reconfiguração do sentido dado ao corpo tendo como pano de fundo a
seguinte questão mobilizadora: uma prática pedagógica em Educação Fí­sica, pautada no olhar
multirreferencial, possibilitaria a ressignificação das percepções sobre o corpo? Para refletir
sobre essa questão foi realizada esta pesquisa, que foi pautada na complexidade, pesquisaação
e no exercí­cio da bricolagem, vistas através das lentes do olhar plural de Ardoino (1998).
Ela foi realizada na Escola Estadual Tarcí­sio Maia, no municí­pio de Pau dos Ferros-RN, em
duas turmas de 9º ano, respectivamente "A" e "B" matutino. No tocante a resposta de nossa
proposição foi possí­vel perceber uma ressignificação do olhar dos alunos, pois no princí­pio o
que existia era unicamente uma compreensão de corpo "• atrelada a uma visão biológica "•
que foi pluralizada nos nossos últimos encontros. Por mais que, em parte, esta compreensão
biológica permanecesse, notamos o brotar de outras perspectivas, como as culturais, sociais e
religiosas. Passou-se a pensar o corpo em seus contextos, identificando a influência dos
aspectos sociais em sua percepção, como a interferência da mí­dia e da disseminação de
distintos padrões ideais de corpo ao longo da história e culturas. A visão dualista, ainda que
ainda permaneça, já não encontra supremacia absoluta. Nos discursos dos alunos, a
compreensão de uma unidade do corpo já é possí­vel ser vislumbrada. Por fim, consideramos
que a inserção dos alunos em uma proposta de ensino em Educação Fí­sica "• pautada na
multirreferencialidade "• tem se mostrado efetiva, conforme foi visto neste trabalho ao
abordar a temática sobre o corpo.

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Publicado

2020-02-20

Edição

Seção

Artigos