EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB OLHAR MULTIRREFERENCIAL
Palavras-chave:
Corpo, Educação Física escolar, multirreferencialidadeResumo
Este artigo é um recorte de um trabalho de conclusão de curso produzido no Curso de
Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Campus
Avançado Profª Maria Eliza de Albuquerque Maia – CAMEAM – Pau dos Ferros – RN, o
qual foi defendido em 20 de outubro de 2016, sob orientação do Professor Mestre Helder
Cavalcante Câmara tendo o seguinte título: Abordando o corpo: uma prática pedagógica na
Educação Física escolar sob olhar multirreferencial. Busca-se aqui refletir sobre estratégias
que convergiram à reconfiguração do sentido dado ao corpo tendo como pano de fundo a
seguinte questão mobilizadora: uma prática pedagógica em Educação Física, pautada no olhar
multirreferencial, possibilitaria a ressignificação das percepções sobre o corpo? Para refletir
sobre essa questão foi realizada esta pesquisa, que foi pautada na complexidade, pesquisaação
e no exercício da bricolagem, vistas através das lentes do olhar plural de Ardoino (1998).
Ela foi realizada na Escola Estadual Tarcísio Maia, no município de Pau dos Ferros-RN, em
duas turmas de 9º ano, respectivamente "A" e "B" matutino. No tocante a resposta de nossa
proposição foi possível perceber uma ressignificação do olhar dos alunos, pois no princípio o
que existia era unicamente uma compreensão de corpo "• atrelada a uma visão biológica "•
que foi pluralizada nos nossos últimos encontros. Por mais que, em parte, esta compreensão
biológica permanecesse, notamos o brotar de outras perspectivas, como as culturais, sociais e
religiosas. Passou-se a pensar o corpo em seus contextos, identificando a influência dos
aspectos sociais em sua percepção, como a interferência da mídia e da disseminação de
distintos padrões ideais de corpo ao longo da história e culturas. A visão dualista, ainda que
ainda permaneça, já não encontra supremacia absoluta. Nos discursos dos alunos, a
compreensão de uma unidade do corpo já é possível ser vislumbrada. Por fim, consideramos
que a inserção dos alunos em uma proposta de ensino em Educação Física "• pautada na
multirreferencialidade "• tem se mostrado efetiva, conforme foi visto neste trabalho ao
abordar a temática sobre o corpo.