ENSINO E SUBJETIVIDADE: ASPECTOS QUE CERCEIAM A IDENTIDADE SOCIAL DO POVO NEGRO E AS CONSTRUÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Mateus Alexandre Pereira da Conceição
  • Elusiano da Silva Melo Júnior
  • Eliane Anselmo da Silva

Palavras-chave:

negro, desconstrução, educação

Resumo

A discussão presente nesse artigo parte da subjetividade de ser
negro no Brasil: sua realidade, sua imagem social, sua representação na
escola e outros aspectos que compõem sua multiplicidade cultural. A
intenção é tornar ní­tido os prejuí­zos que o negro sofre em decorrência do
racismo, como também entender qual o papel da escola para romper com
noções pré-estabelecidas pela sociedade, passando pelo conceito de
Desconstrução, formulado por Jacques Derrida. Por fim, trata-se de reconhecer a utilidade de polí­ticas públicas, como as leis 10,639/03 e
12.771/12, que visam amenizar os danos causados ao longo da história, mas
também se trata de entender que ainda há muito a se corrigir enquanto
sociedade, tendo a Educação um papel fundamental nesse processo
transformador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-12