EDUCAÇÃO POPULAR E LIBERTAÇÃO DO POVO NEGRO

O PROJETO “ARTE E NEGRITUDE” NA COMUNIDADE NOVA VIDA EM MOSSORÓ-RN

Autores

  • Debora Raquel dos Santos
  • Eliane Anselmo da Silva
  • Raoni Borges Barbosa

Palavras-chave:

Educação Popular, Povo Negro, Identidade Negra

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a Educação Popular como uma chave para a libertação do Povo Negro. A partir da experiência do projeto “Arte e negritude” desenvolvido na Comunidade Nova Vida, na cidade de Mossoró-RN, refletimos sobre a Educação Popular com o objetivo de pensar aproximações para a construção da identidade negra. Partimos da perspectiva da Educação Popular como possibilidade de emancipação do Povo Negro através da concretização de um projeto de sociedade formada historicamente nas experiências dos movimentos sociais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Raquel dos Santos

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN).

Eliane Anselmo da Silva

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora Adjunto IV do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Orientadora da Pesquisa de Mestrado de Debora Raquel dos Santos.

Raoni Borges Barbosa

Bolsista DCR-CNPq vinculado à FAPEPI. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Coorientador da Pesquisa de Mestrado de Debora Raquel dos Santos. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2437-3149.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Artigos