COTAS ÉTNICO-RACIAIS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENQUANTO ESTRATÉGIA PARA MOBILIDADE SOCIAL DO NEGRO
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-4405.2023.5267Palavras-chave:
mobilidade social, cotas étnico-raciais, UERN, formação socialResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as cotas étnicoraciais,
de acesso aos cursos de graduação da Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte, enquanto instrumento que possibilita a mobilidade
social do negro, com base nos estudos de Moura (2020), Gonzalez e
Hasenbalg (2022), Bento (2022), Fanon (2008), Souza (2021) e Hooks (2013),
utilizando o método crítico materialista histórico dialético, como meio para
análise da realidade apresentada no contexto da instituição. A partir das
reflexões, consideramos que as cotas étnico-raciais são importante
instrumento para ascensão social do negro, mas que somente elas não são
suficientes para que o negro se projete para além da lógica colonialista da
branquitude.