PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UM BREVE HISTÓRICO E AS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E INDÍGENA NESTE MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Antonio Andreson de Oliveira Silva
  • Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-4405.2023.5270

Palavras-chave:

Reconhecimento, política educacional, livro didático

Resumo

O presente artigo tem como tema o Programa Nacional do Livro
Didático, reconhecido como uma importante política pública educacional
do país. O objetivo é refletir sobre a importância desta política educacional
e as formas como vem sendo construída a representação do negro neste
material didático. A partir de um levantamento bibliográfico, artigos,
dissertações, teses e livros sobre o mesmo, evidenciamos seu
desenvolvimento, as mudanças e adequações ao nos últimos anos, bem
como as formas de representação, reconhecimento e promoção da
diversidade cultural presente no Brasil. Concluímos que apesar do
reconhecimento constitucional do país como pluriétnico, o material
didático produzido para o sistema de ensino, ainda é baseado numa
perspectiva monocultural, onde as culturas africanas, afro-brasileira e
indígenas ainda são retratadas de forma estereotipadas e excludente e,
portanto, devem ser revistas e avaliadas, no sentido de promover uma
representação positiva da população negra, pois tais conteúdos são o
primeiro contato de muitas crianças e adolescentes a respeito da cultura
desses povos.

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Publicado

2023-08-18