PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: UM BREVE HISTÓRICO E AS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO NEGRO E INDÍGENA NESTE MATERIAL DIDÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.59776/2764-4405.2023.5270Palavras-chave:
Reconhecimento, política educacional, livro didáticoResumo
O presente artigo tem como tema o Programa Nacional do Livro
Didático, reconhecido como uma importante política pública educacional
do país. O objetivo é refletir sobre a importância desta política educacional
e as formas como vem sendo construída a representação do negro neste
material didático. A partir de um levantamento bibliográfico, artigos,
dissertações, teses e livros sobre o mesmo, evidenciamos seu
desenvolvimento, as mudanças e adequações ao nos últimos anos, bem
como as formas de representação, reconhecimento e promoção da
diversidade cultural presente no Brasil. Concluímos que apesar do
reconhecimento constitucional do país como pluriétnico, o material
didático produzido para o sistema de ensino, ainda é baseado numa
perspectiva monocultural, onde as culturas africanas, afro-brasileira e
indígenas ainda são retratadas de forma estereotipadas e excludente e,
portanto, devem ser revistas e avaliadas, no sentido de promover uma
representação positiva da população negra, pois tais conteúdos são o
primeiro contato de muitas crianças e adolescentes a respeito da cultura
desses povos.