ENCRUZILHADA DOS SABERES: CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO AFRO REFERENCIADA

Autores

  • Roberto Rufino Freire
  • Eliane Anselmo da Silva
  • Francisco Valdey Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.59776/2764-4405.2023.5276

Resumo

O presente artigo é fruto de debates e de discussões propostos
na disciplina de Tópicos Especiais III – Educação das Relações Étnico-
Raciais na Educação Básica. A priori será abordada uma reflexão em torno
dos desafios enfrentados pelas sociedades afrodescendentes, vítimas dos
silenciamentos da história do Brasil no que tange ao multiculturalismo e
ao mito da democracia racial inseridos na conjuntura sócio-histórica. Nessa
perspectiva, o estudo objetiva apresentar a importância da
implementação da Lei 10.639/2003 enquanto ação afirmativa de cunho
jurídico, visando se debruçar sobre as diretrizes desta lei no Ensino Básico
e seus desafios. Como parte do percurso metodológico, o estudo foi
realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem
qualitativa, cujas leituras tratavam da Educação Afroreferenciada e
Decolonial. Em caráter preliminar conclusivo, são notórias as dificuldades
para se fazerem valer essas ações reparatórias no que remete à formação
docente, a falta de interesse dos profissionais da educação, a carência de
formação pedagógica e de materiais didáticos. Nesse sentido, é
imprescindível a urgência em se tratar das abordagens e das
problemáticas oriundas da esfera afrodiaspórica objetivando construir a
partir de um projeto político pedagógico, ações de enfrentamento ao
racismo e ao preconceito na Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-18