A RELIGIOSIDADE DO SERTANEJO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

RESIGNAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM O FENÔMENO NATURAL DAS SECAS

Authors

  • Francisco Fernando Pinheiro Leite Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Antônio da Silva Filho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Gomes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59776/rter.v2i2.4875

Keywords:

Catolicismo, Resignação, Seca, Semiárido

Abstract

A presente pesquisa tem como objetivo refletir a respeito da religiosidade do sertanejo do semiárido nordestino como fator de resignação destes atores na convivência com o fenômeno natural das secas. Metodologicamente, buscamos realizar uma discussão pormenorizada desta temática com base em textos acadêmicos produzidos entre os anos de 2015 e 2022, através de uma Revisão Sistemática de Literatura (ERCOLE; MELO; ALCOFORADO, 2014), a fim de desenvolver uma pesquisa criteriosa e sequenciada, com método passível de replicação, a partir de estudos já publicados. A revisão teve como arcabouço teórico autores como Assis (2020), Souza (2018), Silva Junior (2018) e Camargo (2018).  Ao fim do trabalho, foi possível verificar a existência de uma relação entre a religiosidade católica do sertanejo e um comportamento resignado em relação ao fenômeno da seca, através dos cultos e crenças praticados com o passar dos anos. Evidenciamos, ainda, a necessidade e abertura para o surgimento de novas pesquisas com esta abordagem, a fim de proporcionar uma discussão atualizada da temática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Fernando Pinheiro Leite, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Administrador. Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

José Antônio da Silva Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Geógrafo. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

José Gomes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Sociólogo. Doutor em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Published

2023-02-28