NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE CIÊNCIA E DECOLONIALIDADE NOS PAÍSES SUL-SUL

Autores/as

  • Luís Tomás Domingos UNILAB
  • Simone Cabral Marinho dos Santos UERN

DOI:

https://doi.org/10.59776/rter.v1i1.3952

Palabras clave:

Decolonialidade, Subalterno/Oprimido, Ciência

Resumen

Os efeitos do colonialismo em razão do controle do colonizado pelo colonizador mantêm estreita ligação com as relações entre o saber e o poder. Trata-se de uma centralização na produção de saberes e de conhecimentos que ditam o lugar privilegiado de quem fala, de quem escreve. Nesse debate sobre o processo de colonização é central, portanto, questionarmos o lugar da produção e a circulação de conhecimentos. Esse artigo, de caráter teórico, tem como objetivo refletir sobre os desafios da produção, legitimação e democratização do conhecimento científico nos territórios sul-sul. Pautamos o processo de colonização do ponto de vista de pensadores que fazem uma leitura histórico-filosófica descolonizada, para além da produção de um saber europeu colonial tradicionalmente aceito e situado no mundo científico como conhecimento universal. Não se trata de negar, mas questionar a posição privilegiada de quem fala em nome de um outro, que é assim relegado ao silenciamento e invisibilidade. Por outras palavras, está aqui posta a exigência de um saber que permita captar a totalidade do objeto científico, cujas respostas às perguntas que levanta exigem a compreensão da existência de toda uma diversidade de saberes.

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Publicado

2022-03-30 — Actualizado el 2022-06-27

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