O PAPEL DA TERRITORIALIZAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM SAÚDE E BEM-ESTAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

O PAPEL DA TERRITORIALIZAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM SAÚDE E BEM-ESTAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Autori

  • Maiara Oliveira Lopes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Themis Cristina Mesquita Soares UERN
  • Francisco Lucas Cardoso da Silva UERN
  • Francisco Fernando Pinheiro Leite

DOI:

https://doi.org/10.59776/rter.v3i1.4714

Abstract

O reconhecimento do território é uma técnica que associa a compreensão do ambiente e as condições de vida das pessoas que estão inseridas nele. Deve a Atenção Primária à Saúde (APS), ter clareza da caraterização dos usuários nesse território. O objetivo desta revisão foi identificar, a partir das literaturas encontradas, as discussões que permeiam essa temática, elucidando os conceitos de territorialização em saúde na organização da oferta dos serviços. Este estudo tem um caráter descritivo exploratório do tipo revisão bibliográfica, com levantamento realizado nas bases de dados Literatura Latino Americana e Caribe em Ciências da Saúde – LILACS e Scientific Electronic Library Online – SCIELLO BRASIL. A literatura retrata de maneira que o reconhecimento do território de saúde não é uma necessidade apenas dos profissionais, mas também da população. A intenção do redimensionamento e territorialização não trabalha na perspectiva de separação de classes socais, e sim em entender sua estrutura espacial, as situações socioeconômicas, culturais, condições de educação e lazer, bem como todos os aspectos estabelecidos como condicionantes e determinantes de saúde. Nessa perspectiva, a luz da organização do fornecimento do serviço considera a equipe multiprofissional e a gestão.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2023-08-19

Fascicolo

Sezione

Artigos