A RODA DE LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO PROJETO BALE PONTO DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.59776/rter.v4i1.6495Abstract
O presente trabalho trata da socialização da experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão BALE ponto de leitura, que está vinculado ao Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE). O objetivo é demonstrar como as ações de mediação de leitura, especialmente as rodas de leitura e o reconto das histórias, colaboram na formação de leitores nas escolas de Educação Básica, bem como em outros espaços da sociedade, tendo como princípio o livro enquanto objeto de desejo. Para tal, esta pesquisa está ancorada nos postulados de autores como Bezerra e Oliveira (2019); Candido (2011); Abramovich (1997): Amarilha (2010); Maganani (2001) e Saldanha (2016); Bezerra (2020). Como metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa segundo Esteban (2010), tendo como corpus de análise os registros realizados pelo programa BALE. Como resultado, foi possível compreender a importância que o Programa BALE e o projeto BALE Ponto de Leitura manifesta no despertar do gosto pela leitura nos assistidos pelo programa. Por fim, a título de considerações finais, ficou evidente uma mobilização significativa na relação das pessoas que participam das ações do ponto de leitura, pois o contato com os livros pode abrir horizontes para novos leitores.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Licenza
Como política de direitos autorais, é imprescindível que o(s) autor(es) assinem o documento e o submetam junto aos documentos finais para publicação.