A RODA DE LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO PROJETO BALE PONTO DE LEITURA

Autori

  • Rafael Júnior do Nascimento Gomes UERN
  • Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

Abstract

O presente trabalho trata da socialização da experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão BALE ponto de leitura, que está vinculado ao Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE). O objetivo é demonstrar como as ações de mediação de leitura, especialmente as rodas de leitura e o reconto das histórias, colaboram na formação de leitores nas escolas de Educação Básica, bem como em outros espaços da sociedade, tendo como princípio o livro enquanto objeto de desejo. Para tal, esta pesquisa está ancorada nos postulados de autores como Bezerra e Oliveira (2019); Candido (2011); Abramovich (1997): Amarilha (2010); Maganani (2001) e Saldanha (2016); Bezerra (2020). Como metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa segundo Esteban (2010), tendo como corpus de análise os registros realizados pelo programa BALE. Como resultado, foi possível compreender a importância que o Programa BALE e o projeto BALE Ponto de Leitura manifesta no despertar do gosto pela leitura nos assistidos pelo programa. Por fim, a título de considerações finais, ficou evidente uma mobilização significativa na relação das pessoas que participam das ações do ponto de leitura, pois o contato com os livros pode abrir horizontes para novos leitores.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

Doutora em Letras, professora permanente do Departamento de Educação, do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN; membro do grupo de pesquisa GEPPE e coordenadora do Programa BALE e do Projeto BALE Ponto de Leitura. Docente permanente do PPGE/UERN. Atua nas áreas de Contação de histórias, formação do leitor, criatividade e subjetividade.

Pubblicato

2024-06-30

Fascicolo

Sezione

Artigos

Categorie