A referenciação na escrita acadêmica: uma análise de anáforas encapsuladoras em monografias produzidas por alunos do curso de Letras da UERN/campus de Pau dos Ferros

Autores

  • Lidiane Morais Diógenes Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Larissa Yohara Gomes Pinto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Glória Pinto Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Referenciação, Anáforas encapsuladoras, Monografias

Resumo

Para esta pesquisa, temos como principal objetivo analisar os processos referenciais empregados em monografias produzidas por alunos do curso de Licenciatura em Letras, da UERN/Campus de Pau dos Ferros, especificamente, as monografias do curso de Lí­ngua Inglesa, observando a forma de manifestação das anáforas encapsuladoras nos textos. Nossa discussão teórica está fundamentada em Cavalcante (2011); Conte (2003) e Mondada e Dubois (2003), entre outros. Os dados da pesquisa são constituí­dos de monografias produzidas por alunos do Curso de Licenciatura em Letras, da UERN/Campus de Pau dos Ferros, especificamente, as seções de "Introdução". Selecionamos 10 (dez) textos e, a partir de uma pré-análise, identificamos as ocorrências de processos referenciais que mais se destacavam nos textos, tais como: anáfora encapsuladora, direta, por repetição parcial, e ainda, a dêixis. Contudo, as que mais se destacaram foram as anáforas encapsuladoras. Com isso, pudemos constatar a importância do uso das anáforas encapsuladoras para a produção de textos, uma vez que esse tipo de anáfora, além de retomar e resumir informações precedentes em um único referente, atua como um recurso coesivo constituí­do por um núcleo lexical e um determinante, capaz de interligar uma informação dada a uma nova informação. Também podemos identificar casos em que as anáforas encapsuladoras são compostas por modificadores que têm como função especificar, qualificar e diferenciar o seu núcleo lexical, permitindo dar ênfase ao antecedente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTE, M. M. Referenciação sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza. Edições UFC, 2011.

CONTE, M. E. Encapsulamento anafórico. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULA, A. (orgs.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 177-190. (Coleção clássicos da lingüí­stica).

MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M.; BIASI-RODRIGUES, B.; CIULLA, A. Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52. (Coleção clássicos da lingüí­stica).

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

BEZERRA, Lidiane Morais Diógenes; PINTO, Larissa Yohara Gomes; LIMA, Maria Glória Pinto. A referenciação na escrita acadêmica: uma análise de anáforas encapsuladoras em monografias produzidas por alunos do curso de Letras da UERN/campus de Pau dos Ferros. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 269–282, 2016. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1445. Acesso em: 22 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.