OS RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Dalliva Stephani Eloi Paiva
  • Hudson Diego Aquino de Paula
  • Vânia Aparecida Calado

Palavras-chave:

Psicologia, Matemática, Recursos lúdicos, Planos de aula, Ensino Fundamental anos iniciais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal investigar o uso de recursos lúdicos em planos de aula de matemática para o Ensino Fundamental 1. Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa os planos de aula produzidos pela revista Nova Escola e pela plataforma online UOL Educação. A pesquisa adotou a metodologia de pesquisa mista, quanti-qualitativa. Desse modo, os estudos sobre recursos lúdicos na Matemática demonstram que o jogo de regras é o recurso lúdico mais utilizado no Ensino Fundamental 1. Os resultados ainda mostram que os recursos lúdicos na Matemática são utilizados como um instrumento/meio para facilitar a aprendizagem. Enfatizamos a importância de que pesquisas empí­ricas sejam realizadas, a fim de contribuí­rem para metodologias de ensinomais significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-18

Como Citar

Dalliva Stephani Eloi Paiva, Hudson Diego Aquino de Paula, & Vânia Aparecida Calado. (2020). OS RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 3(9). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1010