DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes

Autores

  • Elissandra Maria Conceição de Brito
  • Marluce Pereira da Silva
  • Laurenia Souto Sales

Palavras-chave:

Pluralidade cultural, Gênero/sexualidade, Discursividades

Resumo

Práticas de discriminação de gênero e orientação sexual se (re)produzem em cenários da vida social, e a escola constitui um deles. Este artigo traz recortes de uma pesquisa que objetivou perscrutar o posicionamento discursivo de professores de uma escola pública de um municí­pio da Paraí­ba mediante episódios que evidenciam a necessidade de adotar posturas polí­ticas voltadas para o Educar na Diversidade. Analisaram-se materialidades discursivas geradas por meio de rodas de conversa, a partir de teorizações foucaultianas, de teorias da linguagem e sociais. Uma discussão preliminar dos dados demonstrou a necessidade da implantação de ações que possibilitem o con(viver) com a pluralidade cultural no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-14

Como Citar

Elissandra Maria Conceição de Brito, Marluce Pereira da Silva, & Laurenia Souto Sales. (2020). DIVERSIDADE SEXUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: posicionamentos discursivos em dizeres de docentes . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(11). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1590