INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado

Autores

  • Jéssica de Góes Bilar
  • Luan Zimmermann Bortoluzzi
  • Renato Xavier Coutinho

Palavras-chave:

Meio ambiente, Ensino médio técnico, Formação profissional

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a implementação de um projeto interdisciplinar visando à formação técnica de ní­vel médio ofertada em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no curso técnico integrado de agropecuária. Foi abordado o tema Soluções Ambientais Sustentáveis, a fim de que os alunos criassem projetos que estivessem assegurados na prática profissional e também que contemplasse as áreas básicas e técnicas, tendo como exigência a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido em três etapas e utilizou da pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim foi possí­vel verificar, a partir de atividades interdisciplinares realizadas, um maior interesse dos alunos pelo ensino através de projetos, bem como uma maior preocupação quanto ao meio ambiente, o que mostra que atividades de cunho interdisciplinar contribuem em despertar maior responsabilidade quanto ao papel que o futuro técnico em agropecuária tem com o meio ambiente e suas relações.

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Publicado

2020-04-14

Como Citar

Jéssica de Góes Bilar, Luan Zimmermann Bortoluzzi, & Renato Xavier Coutinho. (2020). INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(11). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1594