INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PROFISSIONAL: desafios no ensino médio integrado
Palavras-chave:
Meio ambiente, Ensino médio técnico, Formação profissionalResumo
O objetivo deste trabalho é relatar a implementação de um projeto interdisciplinar visando à formação técnica de nível médio ofertada em um Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no curso técnico integrado de agropecuária. Foi abordado o tema Soluções Ambientais Sustentáveis, a fim de que os alunos criassem projetos que estivessem assegurados na prática profissional e também que contemplasse as áreas básicas e técnicas, tendo como exigência a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido em três etapas e utilizou da pesquisa-ação como método de pesquisa. Assim foi possível verificar, a partir de atividades interdisciplinares realizadas, um maior interesse dos alunos pelo ensino através de projetos, bem como uma maior preocupação quanto ao meio ambiente, o que mostra que atividades de cunho interdisciplinar contribuem em despertar maior responsabilidade quanto ao papel que o futuro técnico em agropecuária tem com o meio ambiente e suas relações.