OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Conhecimentos, Ciências humanas, Ensino, CulturaResumo
Historicamente, o conhecimento fora tratado nos moldes de fragmento, esfacelamento, dando aos alunos uma visão encoberta da totalidade, um conhecimento supérfluo. Ideia disseminada a partir do positivismo, conforme Morin (2009). Após a revolução da tecnologia, faz-se necessário rever os paradigmas dos conhecimentos que aliena, que separa, segrega. No rol de discussões atuais, Fazenda (2009) destaca a interdisciplinaridade como alternativa viável ao ensino integrador, que passa a ser vista não apenas como uma ligação entre as disciplinas, mas como uma categoria de ação onde seja possível, grosso modo, trabalhar os conhecimentos em sua totalidade. Nesse ínterim, objetivamos apresentar uma atividade trabalhada na Escola Sebastião Gomes de Oliveira, no município de Apodi – RN, onde fora embasada na interdisciplinaridade, contemplando a Lei 10.639/03 a qual trata das relações étnico-raciais. Como instrumentos metodológicos utilizamos os estudos bibliográficos, bem como as análises qualitativas das atividades desenvolvidas no projeto. Para isso, buscamos dialogar com os autores que discutem a interdisciplinaridade, além de apresentar atividade de ensino interdisciplinar que abordou questões inerente í s discussões étnico-raciais e empoderamento do jovem na construção de sua identidade e valorização da cultura.