OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA

Autores

  • Francisco de Assis Marinho Morais
  • Gessione Morais da Silva
  • Simone Cabral Marinho dos Santos

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Conhecimentos, Ciências humanas, Ensino, Cultura

Resumo

Historicamente, o conhecimento fora tratado nos moldes de fragmento, esfacelamento, dando aos alunos uma visão encoberta da totalidade, um conhecimento supérfluo. Ideia disseminada a partir do positivismo, conforme Morin (2009). Após a revolução da tecnologia, faz-se necessário rever os paradigmas dos conhecimentos que aliena, que separa, segrega. No rol de discussões atuais, Fazenda (2009) destaca a interdisciplinaridade como alternativa viável ao ensino integrador, que passa a ser vista não apenas como uma ligação entre as disciplinas, mas como uma categoria de ação onde seja possí­vel, grosso modo, trabalhar os conhecimentos em sua totalidade. Nesse í­nterim, objetivamos apresentar uma atividade trabalhada na Escola Sebastião Gomes de Oliveira, no municí­pio de Apodi – RN, onde fora embasada na interdisciplinaridade, contemplando a Lei 10.639/03 a qual trata das relações étnico-raciais. Como instrumentos metodológicos utilizamos os estudos bibliográficos, bem como as análises qualitativas das atividades desenvolvidas no projeto. Para isso, buscamos dialogar com os autores que discutem a interdisciplinaridade, além de apresentar atividade de ensino interdisciplinar que abordou questões inerente í s discussões étnico-raciais e empoderamento do jovem na construção de sua identidade e valorização da cultura.

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Publicado

2020-04-14

Como Citar

Francisco de Assis Marinho Morais, Gessione Morais da Silva, & Simone Cabral Marinho dos Santos. (2020). OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(11). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1597