TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado

Autores

  • Graziele Almeida Rocha
  • Lucrécia Helena Loureiro
  • Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indiví­duo por toda a sua vida. A preparação adequada que trabalham com portadores de necessidades especiais, constitui um fator chave, a fim de que os objetivos pedagógicos sejam alcançados. O objetivo deste estudo foi revisar as publicações cientí­ficas em relação í s diferentes abordagens sobre o TDAH, especialmente as estratégias educacionais. Trata-se de um estudo quali-quantitativo de revisão integrativa, cujas bases de dados pesquisadas foram: Periódicos CAPES, Scielo e BVS, utilizando os descritores "TDAH" AND "Estratégias", "TDAH" AND "Educação", "TDAH" AND "Educador" e "TDAH" AND "Inclusão". Este estudo evidencia a necessidade de modificações na prática pedagógica/educacional no que se refere a compreender o transtorno, assim como a elaboração e a utilização de estratégias teórico/práticas, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, facilitando a inclusão do portador de TDAH no espaço educacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Graziele Almeida Rocha, Lucrécia Helena Loureiro, & Nádia de Fátima Ribeiro Ferreira. (2020). TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: o educador como foco do cuidado. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1612