ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Simone Domingues Garcia
  • Greyze Maria Palaoro Deitos
  • Dulce Maria Strieder

Resumo

Considera-se que a epistemologia auxilia os professores a melhorarem as suas próprias concepções de ciências e a fundamentação da sua práxis. Nesta temática, o estudo buscou encontrar concepções construtivistas, racionalistas e empiristas nas experimentações, para estabelecer uma relação entre a ciência e a epistemologia. Utilizou-se a análise documental com abordagem qualitativa da coleção do livro didático Ligados.com, utilizado por todas as escolas públicas do Ensino Fundamental, anos iniciais, no municí­pio Cascavel, estado do Paraná. Constatou-se que em poucas atividades havia uma questão problematizadora e um levantamento de hipóteses como suporte para o desenvolvimento da atividade, no entanto todas apresentavam detalhamento nos procedimentos a serem executados. Desta forma, compreende-se a necessidade do professor assumir o papel questionador perante estas propostas do livro didático, para que o aluno sinta-se como parte integrante do processo de aprendizado e desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-18

Como Citar

Simone Domingues Garcia, Greyze Maria Palaoro Deitos, & Dulce Maria Strieder. (2020). ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1650