CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático

Autores

  • Isabel Cristina Higino Santana
  • Carla Ferreira Rezende
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

O objetivo geral deste artigo é divulgar a proposta de um jogo didático como metodologia de ensino, o qual tem como escopo o estudo de questões acerca do meio ambiente, com destaque para o conhecimento de aspectos socioambientais do rio Mundaú, um dos principais fluxos de água da Bacia do Litoral do Ceará, Brasil. O jogo de trilha, Caminhando pelo rio Mundaú: conhecer e preservar, composto por vários elementos, é direcionado aos alunos com idade a partir de 12 anos. Espera-se que a ludicidade produzida com o uso dessa proposta contribua para a formação do participante, instigando habilidades como a imaginação e a criatividade e potencializando a motivação e a interação, e que a representação de situações enfrentadas no dia a dia, discutidas a partir de um jogo, forneça subsí­dios para a percepção ambiental consciente, preservacionista e sustentável.

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Publicado

2020-04-23

Como Citar

Isabel Cristina Higino Santana, Carla Ferreira Rezende, & Jose Roberto Feitosa Silva. (2020). CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE UM RIO: proposta pedagógica através de um jogo didático. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(14). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1686