ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

diálogo com o mundo do trabalho

Autores

Resumo

Este artigo objetiva discutir o estágio no ensino médio integrado, baseado na percepção dos alunos de três cursos do Câmpus Anápolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Aborda a visão dos destinatários de uma prática formativa que se constitui como espaço articulador com o mundo do trabalho, cenário que muitos estudantes enfrentarão após o ensino médio. Os procedimentos de pesquisa ocorreram via aplicação de questionário e observação dos discentes no ciclo de palestras oferecido como intervenção pedagógica decorrente de disciplina do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFG. Os resultados indicam que a maioria dos alunos concebe o estágio como uma oportunidade de aprendizagem e experiência salutares, estabelecendo conexões com o mundo do trabalho e com suas expectativas quanto à construção de um futuro profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Noleto Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Bacharela em Direito pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás (2007). E-mail: cnoleto@hotmail.com. 

Fernando da Silva Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Licenciado em Quí­mica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2016). E-mail: nandosmarques@hotmail.com. 

Luciana Campos de Oliveira Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Mestra em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. E-mail: lucamposdias@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Noleto Franco, C. ., da Silva Marques, F., & Campos de Oliveira Dias, L. (2020). ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO : diálogo com o mundo do trabalho. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(18). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2154