CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

uma análise por meio de testes piagetianos

Autores

Resumo

O objetivo neste artigo é apresentar os resultados das análises das aplicações de testes piagetianos que foram implementados numa pesquisa conduzida com 3 crianças na faixa etária de 9 e 10 anos com Altas Habilidades/Superdotação. A priori, a leitura da teoria de referência apontava para possí­veis fatos que poderiam ser constatados pelas aplicações dos conjuntos de testes selecionados de conservação, seriação e classificação, em um total de 12 provas. Contudo, os resultados obtidos demonstraram uma conduta dentro do esperado para crianças fora do fenômeno das Altas Habilidades/Superdotação, quer dizer, as suas estruturas de pensamento estavam de acordo com o desenvolvimento esperado para essa idade. Apesar disso, tal fato possibilitou estabelecermos algumas outras considerações sobre esses sujeitos, tanto a respeito de aspectos internos à lente da teoria da Epistemologia Genética quanto de aspectos externos da concepção piagetiana.

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Publicado

2020-10-29

Como Citar

Lübeck, M., & Pires Furlan, W. T. (2020). CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: uma análise por meio de testes piagetianos. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(18). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2204