EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO

potenciais motivos para o abandono escolar

Autores

  • Ivan Carlos Bagnara Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS.
  • Eduarda Maria Boff Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim.

Resumo

Este artigo objetiva identificar e problematizar os motivos com potencial para provocar o abandono escolar dentre estudantes que frequentam cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e qualitativa descritiva, da qual participaram sessenta e oito estudantes matriculados em cursos Técnicos Subsequentes. Os resultados indicam que a elevada jornada de trabalho, a falta de tempo para conciliar as demandas acadêmicas com as demais dimensões da vida, as dificuldades para compreender os conteúdos, a didática de ensino, a quantidade de atividades extraclasse, as polí­ticas de assistência estudantil e a qualidade da educação, seriam potenciais fatores para provocar a evasão escolar. Conclui-se que o esforço de compreender as especificidades e particularidades de cada instituição e de cada curso devem constituir-se como uma espécie de "primeiro passo" para o enfrentamento da complexa e multifatorial problemática da evasão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Maria Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim.

Acadêmica do Curso de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Erechim. Bolsita PIBIC - CNPq. 

Downloads

Publicado

2020-10-29

Como Citar

Bagnara, I. C., & Boff, E. M. (2020). EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO: potenciais motivos para o abandono escolar . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(18). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2319