O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS

uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar

Autores

Palavras-chave:

Ação complexa; Formação de pedagogos; Identidade docente; Saberes interdisciplinares.

Resumo

RESUMO

A educação é uma ação de extrema complexidade e no atual momento, de pandemia, essa situação tem ficado ainda mais abstrusa. Então, enfatiza-se, que com a formação docente, subsidiada de uma identidade, revestida de saberes interdisciplinares é possí­vel mediar o ensino-aprendizagem significativamente. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre os sentidos atribuí­dos à interdisciplinaridade no processo de construção de identidade do egresso de Pedagogia. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa com princí­pios fenomenológicos, que contou com a participação de alunos para responderem í s entrevistas semiestruturadas e í s do grupo focal. Destaca-se, que, mesmo os alunos afirmando, que a identidade do pedagogo não se constitui de ação interdisciplinar, as análises demonstram "n" compreensões desses sujeitos sobre a interdisciplinaridade. Sendo assim, conclui-se, que, a interdisciplinaridade é um movimento que contribui, para que o ensinar/aprender consista em um processo de mão dupla que deslumbra humanização entre saber e ser mais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco

Mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação e Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco UPE

Doutor e pós doutor em Educação e professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE e Coordenador Geral de Extensão – Pró-Reitoria de Extensão. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE).

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

da Silva, G. M., & França de Carvalho, O. . (2021). O PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGOS: uma identidade, múltiplos saberes – ação interdisciplinar . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2339