PERCEPÇÃO AMBIENTAL

análise de desenhos de estudantes sobre sentidos de preservação

Autores

Resumo

A Educação Ambiental escolar deve proporcionar a construção da sensibilização acerca de questões sobre meio ambiente e a apropriação de saberes necessários para o exercí­cio crí­tico da cidadania. Desta sensibilização, os estudantes devem inferir significados à questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afetam a vida e a sua comunidade. Diversos autores concordam que para iniciar o processo de práticas de Educação Ambiental é necessária a correta construção do significado de meio ambiente. Neste sentido, este estudo de caso teve como objetivo identificar e analisar a percepção ambiental, expressas em gravuras feitas por 50 estudantes do quinto ano de uma escola municipal em Sorriso. Percebeu-se através deste estudo que grande parte dos participantes possuem um conceito de meio ambiente como sinônimo de natureza e onde o ser humano não faz parte deste meio. Esperamos utilizar esses dados para subsidiar ações educativas ambientais significativas nesta comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Graduação em Quí­mica (UFMT - 2006), especialista em Perí­cia, Auditoria e Gestão Ambiental (Oswaldo Cruz - 2009) e mestre em Ciências Ambientais (UNEMAT - 2011). Tendo atuado como funcionário e consultor em indústrias além de docente da rede estadual de Educação Básica do estado de Mato Grosso (SEDUC-MT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atualmente, atuo como professor D4 (Associado) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no Campus Sorriso (IFMT-Sorriso). Com experiência em Ensino de Quí­mica, currí­culo e formação de professores de quí­mica, estágio na formação docente, uso de materiais alternativos no ensino de quí­mica e estudos de métodos de transposição de conceitos de pesquisa em quí­mica para atividades de ensino na educação básica, tendo atuado também com controle de qualidade, organização industrial, quí­mica ambiental, gestão ambiental, tratamento de água e efluentes, gerenciamento de resí­duos quí­micos de laboratórios e análises de traços por técnicas de espectrometria (FAAS, CVAAS e GFAAS).

Robinson Klay Oliveira de Lima, Secretaria Municipal de Educação de Sorriso - MT

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2004). Especialização em Educaçã ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Atualmente é Professor da rede munipal de educação infantil de Sorriso - MT.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Plattini do Nascimento Eickhoff, A., & Klay Oliveira de Lima, R. (2020). PERCEPÇÃO AMBIENTAL : análise de desenhos de estudantes sobre sentidos de preservação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(18). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2444