COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO ENTOMOLÓGICO ENTRE ALUNOS DE ZONA URBANA E RURAL

Autores

Palavras-chave:

Entomologia; Conhecimento tradicional; Atividade lúdica

Resumo

Insetos são os animais mais abundantes do planeta e fundamentais para o equilí­brio do ecossistema, embora pouco compreendidos. Objetivou-se compreender o conhecimento sobre insetos de 49 estudantes de uma escola de ensino fundamental rural e uma urbana. Verificou-se que não há definição clara sobre quais animais são insetos, visto metade das menções referiam-se a animais de outras categorias taxonômicas, tais como escorpiões, aranhas, sapos e ratos. Os critérios utilizados para categorização foram caracterí­sticas comportamentais ou visuais de acordo com relações emocionais já estabelecidas, principalmente repúdio. Há desconhecimento sobre importância ecológica e benefí­cios dos insetos para o homem. Alunos de zona rural detém mais conhecimento sobre insetos que causam danos ao homem. O jogo lúdico foi importante ferramenta para coleta de dados, além de promover discussões e despertar interesse sobre o tema. Foi possí­vel identificar que desde muito cedo há contato com conceitos equivocados sobre os insetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais de Assis Volpi, Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES)

Doutora em Ciências Biológicas: Biologia Animal pela UFES. Mestra em Biodiversidade Tropical pela UFES. Graduada em Ciências Biológicas (modalidades licenciatura e bacharel) pela ESFA.

Claudia Kopp, Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES)

Graduação (Licenciatura) em Ciências Biológicas (2016 a 2019) pelo Instituto Federal do Espí­rito Santo, campus Santa Teresa (IFES).

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

de Assis Volpi, T., & Kopp, C. (2021). COMPARAÇÃO DO CONHECIMENTO ENTOMOLÓGICO ENTRE ALUNOS DE ZONA URBANA E RURAL. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2506