NIKLAS LUHMANN A PARTIR DE THOMAS KUHN

mudanças de paradigma ou performance teórica?

Autores

Palavras-chave:

Teoria dos Sistemas; Paradigma; Thomas Kuhn; Niklas Luhmann

Resumo

O presente artigo realiza uma abordagem sobre a Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann no panorama das ciências sociais, sendo analisada sua trajetória enquanto paradigma em disputa no campo cientí­fico e epistemológico, sob o enfoque das revoluções cientí­ficas, proposto por Thomas Kuhn. Para tanto, foi realizado um estudo metateórico sobre as diferenças entre a proposta de Luhmann e as das tradicionais correntes da sociologia, com o objetivo de contextualizar os limites dessa mudança paradigmática proposta na Teoria Geral dos Sistemas Sociais, sob uma perspectiva da história da ciência. A relevância desse esforço reside em criar um panorama da emergência da abordagem sistêmica no campo cientí­fico. As conclusões apontam para os principais elementos de ruptura da tradição sociológica, mostrando que a abordagem sistêmica contorna antigas polêmicas de cunho epistemológico e metodológico, porém adotando um discurso performático fundacional de um paradigma no campo do conhecimento.

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Biografia do Autor

Renato Avellar de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Especialização em Educação, com ênfase em EAD, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em Educação, na linha de pesquisa sobre EAD, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Doutorado em andamento (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência no ensino e na pesquisa nas áreas de História, História da Educação, Ensino de História, Formação Docente e Educação a Distância. Atualmente é professor na rede municipal de Canoas, atuando na Secretaria de Educação em projeto de implementação tecnológica no municí­pio de Canoas. Atua como Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Porto Alegre.

Michelle Camara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Quí­mica Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Quí­mica) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Didática e Epistemologia das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de quí­mica, educação profissional e tecnológica, história e filosofia das ciências e concepções e práticas docentes.

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Publicado

2021-03-12

Como Citar

Avellar de Albuquerque, R., & Camara Pizzato, M. (2021). NIKLAS LUHMANN A PARTIR DE THOMAS KUHN: mudanças de paradigma ou performance teórica?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2564