ESCOLA, CONSUMO E JUVENTUDES

em tempos de cultura digital

Autores

  • Thais Lopes 7798858-4888
  • Maria Salete de Souza Nery UFRB

Resumo

A escola, como instituição onde grande parte das juventudes passa boa parte de suas vidas, é palco privilegiado de sociabilidade e socialização, no qual a vivência das culturas juvenis estão imersas no contexto globalizado e tecnologicamente mediado. Expressa a preocupação de pesquisadores contemporâneos em pensar a sociabilidades juvenis atravessada pelo consumo festivo e as redes socais, impactando em suas construções identitárias. Isto é, a experimentação de festas funcionando como divisor simbólico no ambiente da sala de aula. Dessa forma, este artigo visa debater pontos chaves da problemática como: consumo e identidade, estilo de vida e consumo e performance e juventude na sociedade de consumidores. Dialogamos com autores: Paula Sibila, Pierre Bourdieu e Juarez Dayrell. Espera-se problematizar a relação hegemônica e conflituosa entre juventude, consumo festivo e sociabilidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Salete de Souza Nery, UFRB

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009). É professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Lopes, T., & Nery , M. S. . (2020). ESCOLA, CONSUMO E JUVENTUDES: em tempos de cultura digital. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(18). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2599