A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTIFICA NA REDE PRIVADA
concepções de estudantes sobre o processo-aprendizagem
Palavras-chave:
Iniciação científica; Educação básica; Ensino de ciências; Metodologia de projetosResumo
A Iniciação Científica no ensino médio (IC/EM) têm transformado a realidade de estudantes da rede pública e despertado o seu interesse pela ciência, no Brasil. Com base nesse conhecimento, foi instaurado um programa de IC/EM em uma instituição privada, visando analisar as percepções de estudantes da rede privada acerca da IC e da influência no seu desenvolvimento durante o ano escolar. Segundo os discentes, a IC incentivou e auxiliou na construção de conhecimento. Ademais, citaram como positivo o aprendizado, as apresentações em público, a relação docente-discente e como negativo o trabalho em grupo, ser trabalhoso, entre outros. Como sugestões: a ampliação do tempo, participação de todas as disciplinas e premiação. As influências da IC apontadas pelos estudantes no seu desenvolvimento foram confirmadas pelos docentes, demonstrando que a IC/EM estimula a construção de conhecimento, a autonomia, as relações docente-discente, e o interesse dos jovens pela escola e pela ciência.