A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTIFICA NA REDE PRIVADA

concepções de estudantes sobre o processo-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Iniciação cientí­fica; Educação básica; Ensino de ciências; Metodologia de projetos

Resumo

A Iniciação Cientí­fica no ensino médio (IC/EM) têm transformado a realidade de estudantes da rede pública e despertado o seu interesse pela ciência, no Brasil. Com base nesse conhecimento, foi instaurado um programa de IC/EM em uma instituição privada, visando analisar as percepções de estudantes da rede privada acerca da IC e da influência no seu desenvolvimento durante o ano escolar. Segundo os discentes, a IC incentivou e auxiliou na construção de conhecimento. Ademais, citaram como positivo o aprendizado, as apresentações em público, a relação docente-discente e como negativo o trabalho em grupo, ser trabalhoso, entre outros. Como sugestões: a ampliação do tempo, participação de todas as disciplinas e premiação. As influências da IC apontadas pelos estudantes no seu desenvolvimento foram confirmadas pelos docentes, demonstrando que a IC/EM estimula a construção de conhecimento, a autonomia, as relações docente-discente, e o interesse dos jovens pela escola e pela ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Castelão Sousa, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/ RJ.

Rafael Riani de Mendonça, Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Mestrando no programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/ RJ.

Valéria da Silva Trajano , Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Docente no programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/ RJ.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Castelão Sousa, A., Riani de Mendonça, R. ., & da Silva Trajano , V. . (2021). A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTIFICA NA REDE PRIVADA: concepções de estudantes sobre o processo-aprendizagem. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2662