JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE QUIMICA

Autores

Palavras-chave:

Jogos de Linguagem; Ensino de Quí­mica; Significação; Ensino Médio

Resumo

Neste trabalho apresentamos um estudo sobre como alunos de primeiro ano de ensino médio elaboram significados a partir de uma atividade de jogo colaborativo do tipo quiz em uma unidade didática sobre ácidos e bases de Arrhenius. Para tanto, coletamos dados de áudio e ví­deo de um grupo de alunos do noroeste do interior de São Paulo nas atividades de ensino, transcrevemos as falas e as categorizamos. Para fundamentar a discussão, apresentamos as concepções de Wittgenstein sobre a noção de jogos de linguagem. Observamos que grupos de estudantes com médias menores tenderam a participar mais das discussões sobre o tema durante o jogo, e que utilizaram jogos de linguagem mais complexos de forma similar aos grupos com maiores médias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Gois, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Possui graduação em Licenciatura em Quí­mica (USP-SP) e Doutorado em Educação (USP-SP). É docente do Departamento de Educação da UNESP de São José do Rio Preto (IBILCE/UNESP).

Juliane Rocha Santana Melo, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Possui graduação em Licenciatura em Quí­mica pelo IBILCE/UNESP e pela Universidade de Coimbra em Portugal (graduação sanduí­che) e Mestrado em Ensino e Processos Formativos (Interunidades UNESP).

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Gois, J., & Rocha Santana Melo, J. (2021). JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE QUIMICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2820