ARTICULAÇÕES DOCENTES PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXITOSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL

Autores

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade; Intervenção Pedagógica; Unidade de Aprendizagem; Educação Básica; Formação de Professores.

Resumo

Compreendendo a interdisciplinaridade como um processo de diálogo entre docentes, apresenta-se neste artigo, o resultado de uma pesquisa, empreendida no âmbito de um mestrado profissional, sobre como aconteceu o movimento de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental para a produção de um trabalho articulado entre componentes curriculares diversos. A intervenção pedagógica, realizada em uma escola pública do municí­pio de Uruguaiana, RS, consistiu em uma Unidade de Aprendizagem planejada e executada por professores de Ciências, História, Lí­ngua Portuguesa, Geografia e Matemática e de um curso de formação continuada. Os resultados da investigação evidenciam mudanças nas atitudes dos professores participantes e dez fatores para um trabalho interdisciplinar exitoso: o tempo para planejamento, a flexibilidade, a coragem de inovar, o espí­rito de equipe, o entusiasmo, a liderança, a atualização profissional, a formação interdisciplinar, o projeto pedagógico adequado e o material didático interdisciplinar.

C

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Spat Taha, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Uruguaiana (1986). Graduada em Ciências da Natureza-Licenciatura, pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana/RS (2015). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, na EMEF José Francisco Pereira da Silva, desde 1993. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional de Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa -campus Bagé. Possui Especialização em Educação em Ciências, concluí­da em 2013 na UNIPAMPA.

Ângela Maria Hartmann, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada de Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul. Docente do Curso de Ciências Exatas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Graduação: Licenciatura em Matemática (UNISINOS) e Mestrado e Doutorado em Educação (Universidade de Brasí­lia).

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Ciências Biológicas (FURG, 2008). Mestrado em Educação Ambiental (FURG, 2010) e Doutorado em Educação em  Ciências: quí­mica da vida e saúde (FURG, 2015). Professora  Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de  Pelotas. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação  em Ensino (PPGMAE)- Mestrado Acadêmico, da Universidade  Federal do Pampa, Campus Bagé. Membro da Associação Nacional  de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).Trabalhou  como professora adjunta na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana e Bagé (2010-2020). Vice-Lí­der do Grupo de  Pesquisa: Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico- Profissional de Profissionais da Educação – GRUPI.

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Spat Taha, M. ., Hartmann, Ângela M. ., & Salomão de Freitas, D. P. (2021). ARTICULAÇÕES DOCENTES PARA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXITOSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2821