LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Sexualidade; Gênero; Educação Sexual; Ensino de Biologia.

Resumo

Partimos da premissa de que sexualidade e gênero são questões que abarcam pontos de vista social, histórico e cultural. Em pesquisa qualitativa, este trabalho pretendeu compreender discursos de professoras de Ciências e Biologia de escolas públicas de Sorocaba–SP sobre o tema. Buscamos investigar em quais perspectivas pautam suas práticas e como constroem as abordagens para a educação sexual. Os resultados apontam para dispositivos, como valores e convicções da gestão e de alunas e alunos de ordem religiosa e moral sobre sexualidade e gênero, que funcionam como algo a ser lidado. A ausência de formação causa angústia, pois sentem a necessidade de uma abordagem plural, mas não se consideram preparadas. Em vista disso, e apesar das dificuldades, foram explicitadas estratégias de resistência construí­das pelas educadoras; com realizações de projetos e atividades que consideram a temática de modo amplo e democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Lourenço, Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba)

Mestra em Programa de Pós-Graduação em Educação (2019) pela Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba) e Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2016) pela mesma instituição. Foi bolsista de pesquisa acadêmico-cientí­fica durante dois anos de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES). Membra do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual" (NEGDS) da UFSCar e do Grupo de Estudos "Feminismos, Sexualidade e Polí­tica" (FSexPol). Atualmente, atua como Professora de Ciências e Biologia na educação básica. Possui interesse nas áreas do ensino de Ciências e Biologia, sobretudo em educação sexual, gênero, sexualidade, feminismos e educação.

Viviane Melo de Mendonça, Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba)

Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, campus Sorocaba. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-doutorado na Universití  di Roma La Sapienza, Mestrado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica (PUCCAMP) de Campinas e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Desenvolve pesquisas em Gênero, Estudos Feministas e Sexualidades; atuando nos seguintes temas: memória social, heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, educação, corpo e afeto e suas relações com a tecnologias, ciência, arte e cultura. 

Downloads

Publicado

2021-03-12

Como Citar

Lourenço, S., & Melo de Mendonça, V. . (2021). LIMITES E RESISTÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2824