ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino médio; Educação superior; Projeto polí­tico pedagógico

Resumo

RESUMO

O acesso à Educação Superior (ES) pública ou privada no Brasil depende de processos seletivos, entre os quais destaca-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo a legislação atual, compete ao Ensino Médio preparar o estudante para a cidadania, a progressão no trabalho e em estudos posteriores, o que exige atuação das escolas nesse sentido. Porém, o EM tem se caracterizado historicamente por duplicidade em suas propostas, vinculada à questão social: preparar para o ingresso imediato no mercado de trabalho ou para o acesso à ES. O objetivo deste artigo é apresentar como se expressam no Projeto Polí­tico Pedagógico (PPP) de uma escola pública de Cáceres/MT as relações entre esses ní­veis de ensino. A pesquisa qualitativa, pautada em análise documental, indicou pouco registro das relações, apesar de existentes, no documento que expressa a organização do trabalho pedagógico da escola.

 

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Biografia do Autor

Valdiceia Moreira Ribeiro, Universidade de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda em Educação pela Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário "Jane Vanini", em Cáceres-MT. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT).

Heloisa Salles Gentil, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Câmpus Universitário "Jane Vanini", em Cáceres-MT; Professora Sênior do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação (PPGEdu), da UNEMAT, na linha de pesquisa Formação de Professores, Polí­ticas Educacionais e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2021-03-12

Como Citar

Moreira Ribeiro, V., & Salles Gentil, H. . (2021). ENSINO MÉDIO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2828